Invest in Brasil Wind Energy prevê alavancar o setor no país ao unir os segmentos público e privado na busca por recursos em transição energética
A energia eólica atualmente é um dos pilares da transição energética por ser uma fonte limpa, renovável e sustentável. O Brasil, com seu extenso litoral e fortes ventos, é uma potência neste pilar da descarbonização, que corresponde à segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira. As usinas eólicas são responsáveis por mais de 15% da energia elétrica produzida, ficando atrás apenas das hidrelétricas. Cerca de 88% da capacidade de geração do Brasil é proveniente de fontes renováveis, o que torna o país uma referência mundial.
Para aproveitar ainda mais este potencial, a ApexBrasil lançou, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o programa Invest in Brasil Wind Energy, que tem como meta posicionar o Brasil como um dos destinos mais atrativos do mundo para investimentos em energia renovável ao ampliar o adensamento da cadeia produtiva, mitigar riscos e reforçar a imagem do país como mercado confiável, inovador e comprometido com a agenda ESG.
O lançamento ocorreu durante o Brazil Wind Power 2025, o maior evento de energia eólica da América Latina, realizado esta semana em São Paulo. O convênio terá duração de dois anos a um valor de R$ 2,6 milhões com participação igualitária entre as partes.
Durante a cerimônia de lançamento do programa Invest in Brasil Wind Energy, o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, destacou a vocação brasileira em energias renováveis e a capacidade de atrair investimentos estrangeiros para a transição energética.
A energia eólica é um dos pilares da liderança da transição energética defendida pelo governo, e não apenas por seu protagonismo na matriz elétrica nacional, referência mundial em energia limpa, mas também pelo seu potencial de atrair investimentos, gerar empregos de qualidade e impulsionar o desenvolvimento regional sustentável, em especial no Norte e Nordeste.
Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil
Para a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, o setor de energia eólica teve um crescimento exponencial nos últimos anos com apoio da ApexBrasil mas também enfrenta desafios que serão enfrentados por meio do Invest in Brasil Wind Energy. “Este evento marca um novo momento da indústria eólica do Brasil. Vamos partir juntos no momento que o Brasil faz uma política industrial verde, um forte programa de descarbonização da economia. É um marco em que vamos retomar a industrialização da energia eólica e contribuir para esse grande processo de industrialização verde no Brasil. Temos uma sinalização para que possamos atrair mais investimentos para o país, que é um dos grandes locais de atratividade de investidores no mundo no que se refere à transição energética”.