Agenda na Casa Firjan reafirma potencial brasileiro de atrair investimentos em descarbonização e energia limpa com foco na COP 30
A terceira fase do programa Net-Zero Solutions teve sequência na última sexta-feira (31) com a continuidade da agenda de imersão de investidores internacionais no Rio de Janeiro. A ApexBrasil, em parceria com a Firjan, promoveu o Workshop de Negócios voltado para conectar soluções inovadoras de oito empresas internacionais focadas em descarbonização com nove Institutos SENAI. O evento serviu como palco de discussões de temas que serão abordados na COP 30, a Conferência do Clima, que será realizada este mês em Belém.
O workshop teve ainda a participação da Climate Investment (CI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do SENAI Nacional, além de representações estaduais do SENAI. Durante o evento, as empresas internacionais focadas em transição energética participantes do Net-Zero Solutions tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções para um grupo seleto de indústrias locais interessadas, assim como entender como o SENAI apoia a inovação industrial brasileira.
O objetivo do evento que apresentou soluções para a descarbonização da indústria é atrair investimentos e inovações para ajudar a indústria brasileira a ser mais competitiva. O Rio de Janeiro é uma cidade que está aberta aos negócios e consciente de que a transição energética é necessária para garantir que a geração de energia atenda às gerações futuras com sustentabilidade e eficiência.
Para o coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, o programa Net-Zero Solutions é estratégico para trazer experiências internacionais para a promoção da sustentabilidade na indústria brasileira.
O programa Net-Zero é uma iniciativa estruturada para facilitar a entrada de tecnologias de ponta para descarbonizar a indústria brasileira, em linha com o esforço do Brasil em prol de uma economia mais verde, ou seja, mais competitiva e sustentável.
Carlos Padilla, coordenador de Investimentos da ApexBrasil
Brian Redick, da Climate Investment, elogiou o encontro com as oito empresas de tenologia internacional, lembrando que esses são os primeiros tempos de mudança, que em alguns anos o mundo será totalmente diferente em relação à decarbonização. “Obrigado a todas as empresas que vieram hoje. Elas estão fazendo coisas realmente interessantes em sensores remoto, em software, em transporte, em eficiência energética”.
Segundo Paulo Roberto Furio, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Firjan SENAI SESI, o Brasil vive momento diferente e muito propício para investir. “Hoje o país conta com muitos recursos para apoiar os desenvolvimentos de pesquisa e tecnologia para as empresas industriais. Espero que possamos construir parcerias para poder trazer mais competitividade para o Brasil, desenvolver projetos, atender melhor a toda a cadeia de valor da indústria de óleo de gás”.