O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve presente na maior feira internacional da avicultura na Etiópia: a Africa Livestock Exhibition & Congress (ALEC) & Ethio Poultry Expo (Ethiopex). O evento aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro, no Millennium Hall, em Addis Ababa, e cumpriu a promessa de ampliar o alcance do rendering brasileiro ao reunir players importantes da pecuária africana.
O grande destaque da participação foi o estande integrado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e à Embaixada do Brasil em Adis Abeba, no Pavilhão Brasil da Pecuária Tropical. Esta parceria institucional se mostrou extremamente produtiva e benéfica para o setor, conferindo alta visibilidade. A diretora do Departamento de Promoção do Agronegócio (DPA), Ângela Peres, e a adida agrícola na Etiópia, Fabiana Villa Alves, marcaram presença ao lado de empresas do setor – a chancela da diplomacia brasileira em um espaço oficial fortaleceu ainda a imagem do setor de reciclagem animal, ampliando a visibilidade de suas soluções e evidenciando o alinhamento estratégico entre governo, representações diplomáticas e indústria.
Vitrine de qualidade, sustentabilidade e bons negócios
O estande institucional conjunto registrou intenso movimento de empresários e visitantes africanos, consolidando-se como um ponto nevrálgico da feira. A parceria com o MAPA e a Embaixada revelou-se um diferencial estratégico, oferecendo um sólido ponto de apoio para os associados da ABRA e as empresas participantes do Brazilian Renderers. O espaço funcionou como vitrine dos produtos da reciclagem animal brasileira – destacando qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade – e como base eficiente para networking e a promoção direta de novos negócios no mercado africano.
A participação na ALEC & Ethiopex, vitrine anual de negócios e inovação para a pecuária africana, permitiu ao Brazilian Renderers levar sua expertise na produção de farinhas, gorduras e outros insumos de alto valor agregado. Essa presença contribuiu diretamente para o intercâmbio técnico e a aproximação com potenciais compradores e parceiros estratégicos, reforçando a imagem do Brasil como fornecedor global confiável de insumos sustentáveis para a produção animal.
A Missão na Etiópia integra um calendário internacional que segue em novembro com ações na Turquia e na África do Sul, reforçando a estratégia de diversificação de mercados.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.