ApexBrasil leva delegação diversificada de startups e empresas inovadoras brasileiras ao evento, que acontece de 10 a 13 de novembro em Portugal
Atualmente, cerca de 9,2% das startups no Brasil são da região Norte e muitas delas já estão começando a ganhar o mundo. O país vive um momento de efervescência e descentralização no ecossistema de inovação e prova disso é a diversificação da delegação brasileira composta por mais de 350 startups e empresas inovadoras de todas as regiões do país, que estarão no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece de 10 a 13 de novembro, em Portugal.
De acordo com Observatório Sebrae Startups, o cenário do setor brasileiro é promissor. A participação dessas empresas, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras entidades, reforça o potencial criativo de todo o país e revela que a inovação brasileira está pronta para ganhar o mundo.
A Apex vai mostrar este potencial transformador do Brasil, onde todas as regiões do país são um celeiro de inovação. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo. A participação de empresas da região Norte é um orgulho na agência e nos diz que estamos no caminho certo.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Das startups e empresas inovadoras participantes, 260 foram selecionadas pela ApexBrasil e o Sebrae (151 pela ApexBrasil, das quais 108 expõem em estandes do Web Summit e 43 expõem no pavilhão brasileiro com seus ambientes de inovação; e 109 pelo Sebrae através das suas unidades estaduais); além de outras 96 com apoio de instituições parceiras como Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Mais de 120 empresas apoiadas pela ApexBrasil participam do evento pela primeira vez.
Das 151 participantes selecionadas pela ApexBrasil, 80 são da região Sudeste (52,98%), 35 do Nordeste (23,18%), 27 do Sul (17,88%), 6 do Norte (3,97%) e 3 do Centro-Oeste (1,98%).
A seleção buscou priorizar negócios liderados por empreendedoras e empreendedores do Norte, Nordeste, Distrito Federal, e oriundas de favelas e comunidades urbanas. Também foi dada prioridade às empresas lideradas por mulheres. Os participantes representam diversos setores da economia, incluindo inteligência artificial, biotecnologia, sustentabilidade, saúde, economia verde, agronegócio, educação, entre outros.
Amazônia inovadora e atual
Com soluções tecnológicas escaláveis, impacto social e visão global, startups e empresas inovadoras brasileiras de todas as regiões do país estão transformando seus mercados e posicionando o Brasil como um polo de tecnologia no mercado global. Entre as startups da região amazônica que integram a delegação brasileira, a Wirespay e a NeuroIdentify são algumas das iniciativas que estão prontas para ganhar o mundo.
Enquanto os olhos do mundo se voltarão para Belém, no Pará, durante a COP 30, o jovem paraense de 24 anos, Gleyson Santos, estará do outro lado do Atlântico para mostrar a força da inovação nascida na Amazônia. Fundada há cerca de dois anos, a empresa paraense NeuroIdentify, criada para identificar e apoiar alunos neurodivergentes, está inovando o ensino com sua tecnologia acessível. Com uso científico da inteligência artificial, a plataforma identifica características de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade (TDAH), entre outras condições do neurodesenvolvimento, e elabora planos de desenvolvimento personalizados que visam fortalecer as potencialidades de cada pessoa. Com a ferramenta inovadora, a empresa ajuda a criar um ambiente mais inclusivo e individualizado para crianças e jovens neurodivergentes.
Gleyson explica que a NeuroIdentify é baseada em parâmetros estabelecidos pelos manuais de diagnósticos atuais da psicologia, e fornece uma análise que funciona como um levantamento de suspeita e não um diagnóstico médico clínico. “Nosso objetivo é usar a tecnologia como aliada para tornar a educação cada vez mais inclusiva”, destaca Gleyson, que já teve dificuldades de aprendizado e fundou a empresa com outros três sócios. Ele conta que a iniciativa já beneficia professores e alunos de Belém e a ideia é ampliar o alcance na região Norte, nas demais regiões do Brasil e conquistar mercados internacionais. “No ano passado, estivemos no Web Summit Lisboa com a ApexBrasil e acreditamos que nesta edição vamos dar passos importantes para concretizar nossos planos de crescimento e expansão. Portugal e Espanha já estão no nosso radar”, afirma.
Fundada em Rio Branco, no Acre, por Vinícius Ribeiro, a fintech Wirespay também esteve no Web Summit Lisboa do ano passado e está pronta para integrar a delegação da ApexBrasil neste ano também. A startup, que utiliza inteligência artificial para análise de crédito, é voltada para o varejo de eletrônicos. Para Vinícius, a participação em 2024 foi transformadora. “Prospectamos startups incríveis de Portugal, Inglaterra, Suécia, Alemanha e de outros países. Participamos de rodadas de pitchs e entramos no radar de diversos fundos de Venture Capital na Europa e na Ásia. Avançamos nas negociações para integrar nossa plataforma de atendimento, vendas e cobranças com agentes de inteligência artificial”, detalha animado. Vinícius explica que a plataforma é um método de crediário inteligente, que pode ser usado em vários setores no mundo. “Estamos de malas prontas para esta edição de 2025 para buscar novos mercados e mostrar que a inovação amazônica tem alcance global”, anuncia.
Descentralização da inovação
O Brasil atingiu um marco significativo neste ano. No último mês de agosto, o país ultrapassou a marca de 20 mil empresas inovadoras ativas, segundo levantamento do Observatório Sebrae Startups. Em um ano, a plataforma, com maior quantidade de dados de startups da América Latina, cresceu a base em mais de 30% (comparação entre agosto de 2024 e agosto de 2025).
O cenário nacional mostra uma distribuição cada vez mais pulverizada e dinâmica. A expansão foi liderada principalmente pela região Sudeste, que responde por cerca de 35,8% do total. O Nordeste emerge como uma força crescente, respondendo por aproximadamente 24,7% das startups ativas, seguido pelo Sul, com cerca de 20,7%. O Centro-Oeste responde por cerca de 9,5%, e o Norte, com 9,2%. Os números evidenciam o potencial de inovação em todas as regiões do Brasil.
A representatividade feminina segue em alta. Quase um terço (29,8%) das startups ativas na plataforma do Sebrae são lideradas por mulheres. Os dados também mostram que o ecossistema tem buscado maior diversidade com o aumento de empresas lideradas por pessoas negras e revela ainda o alinhamento às tendências tecnológicas globais.
Crescimento das startups no mundo
De acordo com o estudo Startup Ecosystem Index 2025, publicado pela StartupBlink, existem mais de 150 milhões de startups no mundo. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com aproximadamente 1,1 milhão (1.148.296), seguidos da Índia com 493, 5 mil (493.582). O Brasil ocupa a 27ª posição. Os dados, reunidos em 118 países, revelam que todos os dias são fundadas no mundo, em média, 137 mil startups.
Confira as empresas participantes na plataforma Buy Brazil, criada pela ApexBrasil para facilitar a conexão mais direta entre fornecedores brasileiros apoiados pela Agência e compradores estrangeiros.
Assessoria de Imprensa da ApexBrasil
Contato para jornalistas - imprensa@apexbrasil.com.br - (11) 999128480
- Wirespay (AC): inovação para mercado de pagamento
- NeuroIdentify (PA): inovação para inclusão de neurodivergentes nas escolas