Na agenda da delegação brasileira inúmeras reuniões de negócios com países-alvo, entre eles Japão, Argentina e Espanha, homenageada este ano pela organização do evento
Por: Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A delegação brasileira organizada pelo Brazilian Content, projeto realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está de malas prontas para a edição 2024 do MIPCOM, maior evento de entretenimento do mundo, atraindo mais de 3.500 buyers e os mais importantes players do mercado mundial.
O evento acontece em Cannes, na França, de 21 a 24 de outubro, no Palais des Festivals. A edição 2023 reuniu 11 mil participantes de 100 territórios ao redor do mundo.. Com uma programação intensa de painéis, o MIPCOM é o centro das questões mais atuais e tendências do setor audiovisual e não pode ficar de fora da agenda daqueles que desejam se atualizar, fazer negócios e prospectar contatos no cenário do audiovisual global. “Dentro desse contexto, é inestimável o apoio da ApexBrasil para que sigamos expandindo fronteiras para o audiovisual brasileiro”, diz Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.
A programação organizada pelo o Brazilian Content para a delegação brasileira este ano será intensa. Logo no primeiro dia já está confirmado um encontro com 12 empresas japonesas. A iniciativa, organizada pelo MIPCOM, tem o apoio da JETRO (Japan External Trade Organization) e do International Drama Festival in Tokyo, organizador do MIPCOM Buyers' Awards for Japanese Drama.
Estão programadas rodadas de negócios também com a delegação da Argentina, em parceria com a Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e com empresas espanholas, em parceria com a agência ICEX España Exportación e Inversiones. Além disso, a delegação brasileira participa de um coquetel organizado pela Telefilm Canada, que traz uma presença robusta de profissionais canadenses para Cannes esse ano.
Ainda como parte da agenda, mais uma vez o Brazilian Content oferecerá uma recepção para convidados da delegação no seu stand na quarta-feira, 23. “O encontro é uma ação fundamental importância na agenda BrC em Cannes. É o momento de marcar a presença do Brasil em um espaço da dimensão do MIPCOM e receber convidados e parceiros de diversas empresas, instituições, eventos e organizações junto à delegação brasileira, reunida em um só lugar”, finaliza Mauro Garcia.
Esse ano, a delegação Brazilian Content no MIPCOM é composta por 18 empresas e 26 participantes. São elas: A2 Filmes, Astrolábio, Bactéria Filmes, Copa Studio, Druzina Content, FJ Produções, Glaz Entretenimento, Ideia à Vista, Mixer Films, Moonshot, Oz Produtora, Panorâmica, Sato Company, Scriptus Comunicação, Studio Z, Teleimage, Visom Digital e Viu Cine.
Brasil no MIPJUNIOR
No final de semana que antecede o MIPCOM acontece o MIPJUNIOR, com foco em conteúdo infantil. Pela primeira vez esse ano o evento se estenderá ao longo de três dias, começando já no final do dia da sexta, 18 de outubro, e vai até domingo, 20 de outubro, no JW Marriott em Cannes. Serão nove empresas e 10 participantes, entre elas Astrolábio, Bactéria Filmes, Birdo, Copa Studio, Druzina Content, Oz Produtora, Panorâmica, Studio Z e Viu Cine. Todas com o propósito de reafirmar em Cannes o potencial e excelência da produção de conteúdo infantojuvenil brasileira, que acumula prêmios e indicações internacionais. Entre os destaques desta edição está a seleção da Birdo para o MIPJUNIOR Preschool Pitch, com o projeto "Bia and the Beats", ao lado de projetos do Reino Unido, Alemanha e África do Sul.
O MIPJUNIOR tem sido, desde o início das atividades do Brazilian Content, em 2004, um dos eventos prioritários para as produtoras brasileiras. Além da programação de palestras e atividades de networking, oferece uma Screenings Library de projetos e programas das produtoras inscritas, assistidos em sessões exclusivas por mais de 600 buyers e commissioners. Em 2023, participaram 1200 pessoas, de 63 países diferentes, com mais de 800 projetos/programas e IPs incluídos na Screenings Library.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@braziliancontent.com ou visitar o site braziliancontent.com.
Sobre a Brasil Audiovisual Independente - BRAVI
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.