A participação foi promovida pelo Centrorochas e pela ApexBrasil e integrou 57 empresas de seis estados - entre elas, quatro estreantes - na ação realizada de 29 de abril a 02 de maio, em Orlando.
Com resultados expressivos e desempenho acima do esperado, o Brasil encerrou sua participação na Coverings 2025 com indicadores que reforçam sua posição de destaque no mercado internacional de rochas naturais. Somente em negócios imediatos, foram movimentados US$ 27,34 milhões - crescimento de 51,9% em relação à estimativa inicial. Para os próximos 12 meses, a projeção ultrapassa US$ 90,85 milhões, também acima da expectativa anterior.
Realizada entre os dias 29 de abril e 02 de maio, em Orlando, nos Estados Unidos, a maior feira de revestimentos da América do Norte reservou cerca de 1.000 m² ao Pavilhão Brasileiro, que reuniu empresas de seis estados em uma ação estratégica promovida pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone. O projeto é executado pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem sido fundamental para consolidar a imagem do Brasil como referência global em diversidade geológica, qualidade e inovação.
Na solenidade de inauguração do espaço, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, destacou a forte presença do Brasil na edição deste ano e ressaltou a importância da parceria com a ApexBrasil, que tem viabilizado, ao longo dos anos, a participação de dezenas de empresas em eventos internacionais, além de promover a imagem do setor no exterior. A agência foi representada por Paulo Roberto da Silva, coordenador de Indústria e Serviços, e por Fernando Spohr, responsável pelo escritório da ApexBrasil em Miami. A abertura contou ainda com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Orlando, Embaixador João Lucas Quental, que reforçou as oportunidades de negócios para o setor no mercado norte-americano, com destaque para o estado da Flórida.
Ao longo dos quatro dias de feira, foram contabilizados 3.921 contatos comerciais, dos quais 1.090 foram identificados como novos potenciais clientes. Os resultados confirmam o papel estratégico das feiras internacionais como plataformas de geração de negócios e de fortalecimento da imagem do setor no mercado global.
Resumo da participação brasileira na Coverings 2025:
- 01 Pavilhão Brasileiro com área total de cerca de 1.000 m²
- 57 empresas expositoras de 06 estados brasileiros
- 04 empresas estreantes na feira
- 3.921 contatos comerciais realizados
- 1.090 novos contatos identificados
- US$ 27,34 milhões em negócios imediatos
- US$ 90,85 milhões em expectativa de negócios para os próximos 12 meses
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 226 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.