Fotógrafo: Ricardo Martins 

Brasil e Emirados Árabes Unidos discutem relações comerciais e desafios globais

08/11/2024
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil e Emirados Árabes Unidos discutem relações comerciais e desafios globais
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No evento, com a parceria da ApexBrasil, foram discutidos temas como transição energética, inteligência artificial, mudanças climáticas e o fortalecimento da cooperação entre as duas nações

Nesta quarta-feira, dia 6, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), um ‘think tank’ independente, que contribui para a construção da agenda internacional do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou, na sede da Agência, um debate sobre os desafios globais e as relações bilaterais entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU). Os EAU são uma federação constitucional de sete emirados: Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain, Ras Al Khaimah, Fujairah e Abu Dhabi, que é a capital. 

Na abertura, o analista de Relações Governamentais e Institucionais da ApexBrasil, George Maha, em nome do presidente da Agência, Jorge Viana, destacou o interesse da ApexBrasil no diálogo entre os países para o fortalecimento do comércio internacional. Segundo o analista, os EAU são um mercado estratégico para a exportação de diversos produtos brasileiros e um importante parceiro comercial do Brasil na região do Oriente Médio. “Este encontro marca a nossa parceria e a conexão entre os nossos países. É um espaço para diálogo e reflexão sobre as relações comerciais e as possibilidades de ações estratégicas.”

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, agradeceu ao CEBRI e à ApexBrasil e destacou que desde o início das relações bilaterais há 50 anos, existe o esforço e a dedicação para fortalecer as relações comerciais em vários setores. “O ano de 2024 tem sido muito produtivo e já apresenta resultados concretos. Expandimos em várias áreas como energias renováveis e inteligência artificial”, afirmou.

A reunião tratou de temas relacionados à cooperação bilateral em áreas estratégicas para ambos os países, como transição energética, sustentabilidade, energia, inteligência artificial e segurança internacional. A diversificação da pauta comercial também fez parte das discussões. Tecnologia, agronegócio, biocombustíveis e aviação são alguns dos setores que podem fortalecer os laços comerciais e ampliar a pauta de negócios. 

O encontro contou com as presenças da Vice-Ministra de Relações Exteriores para Assuntos Políticos dos EAU, Lana Zaki Anwar Zaki Nusseibeh e o embaixador do Catar no Brasil, Ahmad Mohammed A. M. Alshebani; representantes do CEBRI, da Presidência da República do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Câmara de Comércio Brasil-Arábia Saudita e do Ministério das Relações Exteriores da EAU. A ApexBrasil possui um Escritório em Dubai para apoiar empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios para o país e a região do Oriente Médio e Norte da África.

Tema: Inteligência
Mercado: América do Sul — Oriente Médio
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

In order to access this content fill out the form below

Invalid Brazilian Corporate Tax ID
Invalid company name
Why do we request CNPJ and Company name?
Erro: