Fotógrafo: Ricardo Martins 

Brasil e Emirados Árabes Unidos discutem relações comerciais e desafios globais

08/11/2024
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil e Emirados Árabes Unidos discutem relações comerciais e desafios globais
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No evento, com a parceria da ApexBrasil, foram discutidos temas como transição energética, inteligência artificial, mudanças climáticas e o fortalecimento da cooperação entre as duas nações

Nesta quarta-feira, dia 6, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), um ‘think tank’ independente, que contribui para a construção da agenda internacional do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou, na sede da Agência, um debate sobre os desafios globais e as relações bilaterais entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU). Os EAU são uma federação constitucional de sete emirados: Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain, Ras Al Khaimah, Fujairah e Abu Dhabi, que é a capital. 

Na abertura, o analista de Relações Governamentais e Institucionais da ApexBrasil, George Maha, em nome do presidente da Agência, Jorge Viana, destacou o interesse da ApexBrasil no diálogo entre os países para o fortalecimento do comércio internacional. Segundo o analista, os EAU são um mercado estratégico para a exportação de diversos produtos brasileiros e um importante parceiro comercial do Brasil na região do Oriente Médio. “Este encontro marca a nossa parceria e a conexão entre os nossos países. É um espaço para diálogo e reflexão sobre as relações comerciais e as possibilidades de ações estratégicas.”

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, agradeceu ao CEBRI e à ApexBrasil e destacou que desde o início das relações bilaterais há 50 anos, existe o esforço e a dedicação para fortalecer as relações comerciais em vários setores. “O ano de 2024 tem sido muito produtivo e já apresenta resultados concretos. Expandimos em várias áreas como energias renováveis e inteligência artificial”, afirmou.

A reunião tratou de temas relacionados à cooperação bilateral em áreas estratégicas para ambos os países, como transição energética, sustentabilidade, energia, inteligência artificial e segurança internacional. A diversificação da pauta comercial também fez parte das discussões. Tecnologia, agronegócio, biocombustíveis e aviação são alguns dos setores que podem fortalecer os laços comerciais e ampliar a pauta de negócios. 

O encontro contou com as presenças da Vice-Ministra de Relações Exteriores para Assuntos Políticos dos EAU, Lana Zaki Anwar Zaki Nusseibeh e o embaixador do Catar no Brasil, Ahmad Mohammed A. M. Alshebani; representantes do CEBRI, da Presidência da República do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Câmara de Comércio Brasil-Arábia Saudita e do Ministério das Relações Exteriores da EAU. A ApexBrasil possui um Escritório em Dubai para apoiar empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios para o país e a região do Oriente Médio e Norte da África.

Tema: Inteligência
Mercado: América do Sul — Oriente Médio
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: