ApexBrasil e Sebrae lançam websérie “Destino Exportação” com foco em descomplicar o comércio internacional

06/10/2025
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Sebrae lançam websérie “Destino Exportação” com foco em descomplicar o comércio internacional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lança, no dia 7 de outubro de 2025, a websérie Destino Exportação, criada para apoiar empresários brasileiros que desejam iniciar sua jornada no mercado internacional.

Com linguagem leve e acessível, a produção foi pensada como um convite para embarcar em uma viagem rumo à internacionalização. Em cada episódio, o espectador será transportado para uma Sala VIP de aeroporto, recebendo orientações práticas para que sua empresa “decole” direto para os mais diversos destinos do mundo.

A série, que terá dois episódios por semana, é apresentada pela atriz e influenciadora Luana Xavier, conhecida por sua atuação em televisão, teatro e cinema, além de sua forte presença digital. Luana receberá, em cada episódio, convidados especialistas em comércio internacional que responderão às principais dúvidas que geralmente empresas interessadas em começar a exportar buscam encontrar.

 

“A websérie Destino Exportação foi desenvolvida a partir das perguntas mais frequentes que a ApexBrasil recebeu ao longo do ano pelas redes sociais e pela Central de Atendimento ao Cliente, de empresários interessados em exportar, mas que ainda não sabem por onde começar. Reunimos essas dúvidas e transformamos as respostas nessa série de conteúdos práticos e acessíveis, que conversam diretamente com empreendedores que desejam iniciar sua jornada rumo ao mercado internacional", explica a coordenadora de Comunicação da ApexBrasil, Fernanda Cornils.

 

“O Brasil tem mais de 21 milhões de pequenos negócios, que representam 97% do total de empresas. Porém, apenas 11.400 dessas micro e pequenas empresas já exportaram. Há muito potencial de crescimento no mercado exterior. Essa websérie é um bom ponto de partida para tirar dúvidas e começar a se preparar para esse desafio. Em 2025, cerca de 1.500 empresas já foram atendidas no âmbito do programa de internacionalização do Sebrae e atuamos para que o número de pequenos negócios exportadores siga crescendo”, afirma Roberta Aviz, coordenadora de negócios internacionais do Sebrae Nacional.

 

Primeira temporada: do planejamento à conquista de mercados

Ao longo da primeira temporada, os episódios da websérie vão abordar desde técnicas para identificar mercados promissores até estratégias para adaptar comunicação e embalagens, passando por orientações sobre como superar barreiras culturais, aproveitar oportunidades no comércio eletrônico e se preparar para participar de eventos internacionais. Também estão incluídas dicas sobre planejamento financeiro e formas de lidar com a burocracia, garantindo que as empresas estejam mais seguras para dar seus primeiros passos no comércio exterior. Cada episódio tem de 15 a 20 minutos de duração.

Entre os convidados desta primeira temporada estão: Igor Celeste, gerente Regional da ApexBrasil; Pedro Trevisan, confundador da GlobalD; Marcos Stahl, consultor do Sebrae de São Paulo; Vanessa Queiroz, designer e cofundadora do Estúdio Colletivo Brasileiro de Design e Comunicação; Angelina Brejgrowicz, estrategista de negócios globais e especialista em barreiras culturais; Vinícius Lages, gerente da Assessoria Internacional do Sebrae e ex-ministro do Turismo; Neusa Nunes, doutora em administração com foco em gestão internacional e especialização em Marketing, professora da ESPM; e Jacy Braga, especialista da ApexBrasil.

Além dos episódios em vídeo, cada tema contará com materiais complementares em formato de resumo, garantindo que nada importante passe despercebido.

E a jornada não para por aí: o programa já nasce com uma segunda temporada em vista, ampliando ainda mais os conteúdos e oportunidades para empreendedores brasileiros que querem conquistar o mercado internacional.

 

Serviço

Lançamento da websérie Destino Exportação: 7 de outubro de 2025 Onde assistir: Destino Exportação canais digitais da ApexBrasil e do Sebrae Acesso gratuito

Tema: Inteligência — Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: