Brazilian Renderers intensifica agenda na China com encontros institucionais e comerciais

26/09/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brazilian Renderers intensifica agenda na China com encontros institucionais e comerciais

Descrição da imagem: Imagem com as bandeiras do Brasil e da China em destaque, ao fundo. Na parte inferior, há montes de farinhas de origem animal e recipientes de vidro contendo gorduras em diferentes tonalidades. A cena simboliza a relação comercial entre os dois países no setor de reciclagem animal.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Após a participação na ILDEX Indonésia, o Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deu sequência ao roteiro asiático com uma série de compromissos em Pequim. Entre os dias 22 e 23 de setembro, o projeto concentrou esforços na China, país que figura como maior mercado consumidor mundial de proteína animal e insumos relacionados, abrindo diálogos com entidades estratégicas e potenciais parceiros comerciais.

A agenda começou com encontros no dia 22 de setembro. Representantes do projeto reuniram-se com a China Animal Agriculture Association (CAAA), associação nacional que articula o setor pecuário com o governo chinês. A reunião possibilitou apresentar o setor brasileiro de reciclagem animal e discutir cenários da produção local, em franca expansão. No mesmo dia, ocorreu também a aproximação com a China Feed Industry Association (CFIA), entidade que representa os principais fabricantes de ração para animais de produção e pet food no país. O diálogo técnico trouxe insumos sobre padrões produtivos e demandas específicas do mercado chinês, fundamentais para orientar a inserção da indústria brasileira.

Ainda em 22 de setembro, o Brazilian Renderers promoveu um encontro com a Optimize Integration Group (OIG), maior grupo importador de proteína animal da China, que opera 27 centros de distribuição em território chinês. A iniciativa aproximou exportadores brasileiros de potenciais clientes locais, ampliando as perspectivas de negócios em um mercado altamente competitivo e com rigorosos padrões de qualidade e rastreabilidade. 

No dia seguinte, 23 de setembro, a delegação foi recebida pela Embaixada do Brasil em Pequim. O encontro institucional fortaleceu o respaldo diplomático às ações do setor e alinhou estratégias com as prioridades do governo brasileiro na relação bilateral. A dimensão do mercado chinês reforça a relevância desse movimento: o país abriga o maior rebanho suíno do mundo, com 427 milhões de cabeças previstas para 2025, além de 5,3 bilhões de aves e uma produção de pescado estimada em 52,9 milhões de toneladas.

Com a recente habilitação de 51 plantas brasileiras para exportar à China, as ações em Pequim consolidam a estratégia de inserir a reciclagem animal nacional em um mercado de escala sem paralelo. Ao combinar diálogo institucional, técnico e comercial, o Brazilian Renderers fortalece as condições de competitividade global do setor e amplia as perspectivas de exportação para a indústria brasileira.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

Sobre a ABRA

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Eurásia — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Investimento: Outros
Erro: