Em parceria com a rede chinesa Hotmaxx, iniciativa amplia a presença de alimentos e bebidas brasileiros no varejo chinês e reforça a imagem do país em um dos maiores eventos de importação do mundo.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, em parceria com a rede varejista chinesa Hotmaxx, a ação Brasil na Vitrine, iniciativa que promove a venda e degustação de produtos alimentícios e bebidas brasileiras em Xangai ao longo do mês de novembro. A ação ocorre simultaneamente à China International Import Expo (CIIE) 2025, uma das maiores feiras de importação do mundo, reforçando a presença e a visibilidade do Brasil no mercado chinês.
O projeto consiste em disponibilizar produtos brasileiros já presentes na China na loja da Hotmaxx localizada no Xinlin Plaza, em Xangai. Nove marcas participam da iniciativa: Miolo, Unique Café, Nova Aliança, Weber Haus, Casa Perini, Salton, Only, Aurora e Attiva, com uma variedade que inclui vinhos, espumantes, cafés, sucos, destilados e água mineral. A ação inaugura uma nova etapa na estratégia de inserção de produtos brasileiros no varejo chinês, criando oportunidades para futuras parcerias comerciais e expansão de mercado.
A cerimônia de abertura do Brasil na Vitrine será realizada em 7 de novembro, na própria loja da Hotmaxx, reunindo autoridades e representantes das instituições envolvidas. Estão previstas falas do cônsul-geral do Brasil em Xangai, embaixador Augusto Pestana, do gerente-geral da ApexBrasil para a Ásia-Pacífico, Victor Queiroz, e do cofundador da Hotmaxx, Liu Kai, além de um momento de degustação e interação com o público local. A iniciativa conta com a organização do Escritório da ApexBrasil em Pequim e da Shanghai Xinguo Technology Co., Ltd., operadora da rede Hotmaxx.
Fundada em 2020 em Xangai, a Hotmaxx é uma das redes de supermercados que mais cresce na China, com mais de 800 lojas em 100 cidades e parceria com 3 mil marcas. Com volume de vendas de 5 bilhões de RMB (US$ 680 milhões), planeja abrir 5 mil novas unidades e expandir para o Japão e países da ASEAN nos próximos anos.
ApexBrasil e CIIE 2025
Em sua 8ª participação na CIIE, que acontece de 5 a 10 de novembro, a ApexBrasil apresenta dois pavilhões dedicados ao setor de alimentos e bebidas – um empresarial e outro nacional – em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Embaixada do Brasil em Pequim e o Consulado-Geral do Brasil em Xangai. O Pavilhão de Empresas reúne 37 companhias brasileiras apoiadas pela ApexBrasil, além de outras 20 do setor de carne bovina, reunidas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Já o Pavilhão Nacional promove ações de imagem e degustações de produtos emblemáticos do Brasil, como churrasquinho, açaí e café, em parceria com as marcas Mixue e Luckin Coffee. A expectativa é gerar mais de US$ 280 milhões em negócios.
Organizada pelo governo chinês, a feira reúne mais de 3.500 expositores de mais de 120 países e centenas de milhares de visitantes, consolidando-se como a principal vitrine global de importação e um espaço estratégico para o fortalecimento das exportações brasileiras na China – hoje o principal parceiro comercial do Brasil.
SERVIÇO:
Brasil na Vitrine – China 2025 (Brasil Week)
Data: 7 de novembro de 2025
Local: Loja Hotmaxx (Xin Lin Life Station) – 1100 Lujia Bin Road, B2-11-19, Xangai
Horário: 10h às 11h30
China International Import Expo (CIIE) 2025
Data: 5 a 10 de novembro de 2025
Local: National Convention & Exhibition Center – Xangai, China
Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br
Paula Roberta: (31) 99406-4565