ApexBrasil leva número recorde de empresas brasileiras nesta edição do FuoriSalone e do iSaloni
Talentos de Norte a Sul do Brasil encantaram o público, fornecedores e compradores na Semana de Design de Milão, que começou no último dia 7 e vai até 17 de abril, na Itália. A mostra brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), por meio do projeto Brazilian Furniture, teve como tema “Chuva do Caju” e contou com um número recorde de 57 empresas participantes. Considerada um dos mais importantes encontros do design internacional, a Semana de Design de Milão é composta por dois eventos: o iSaloni - Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o maior do setor moveleiro do mundo, e o FuoriSalone, com múltiplos projetos de arte e cultura que acontecem em vários pontos da cidade.
A gente tem aqui uma seleção de todo o Brasil, de norte a sul, com essa mistura rica que vem da nossa cultura. A escolha do tema deste ano ‘chuva do caju’ surgiu do desejo de plantar as sementes do design brasileiro de vanguarda contemporâneo em Milão, mostrar a inovação de materiais, técnicas, tecnologias do design brasileiro, tanto de jovens designers independentes quanto de grandes marcas. do total, das empresas participantes, cerca de 15% são das regiões Norte e Nordeste, 10% do Centro-Oeste e as demais do Sul e Sudeste. Outra boa notícia é que cerca de 50% possuem mulheres no comando. Isso mostra que o nosso design evoluiu, cresceu, amadureceu como um grande ‘cajueiro’ e está pronto para tomar o mundo.
Bruno Simões, designer e curador da mostra brasileira

Para o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, a participação do Brasil na Semana de Design de Milão, em conjunto com a Abimóvel, abre novas portas de negócios para este segmento, que está cada vez mais qualificado.
Estamos aqui com empresas brasileiras, indústrias que produzem o que o Brasil tem de melhor para a exportação no setor de móveis e design. São talentos incríveis que conquistam o mercado europeu e o mundo todo.
Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil

Designers de Norte a Sul

Entre alguns dos destaques femininos, está a designer Aline Angeli. Ela levou para Milão a coleção Costa dos Corais que usa o barro orgânico para criar peças de cerâmica com uma linguagem contemporânea. As peças são inspiradas em espécies de peixes da área de proteção ambiental Costa dos Corais, no litoral de Alagoas, no Nordeste. “Juntamos a inspiração dos peixes, feitas em barro orgânico de Alagoas com técnicas artesanais. Para mim, estar aqui representando o estado de Alagoas é também representar o Brasil. É uma emoção muito grande, especialmente por ver o design brasileiro conquistando o lugar no design mundial. É uma alegria estar aqui neste espaço oferecido pela Apex”, afirma ela.

A poltrona ‘Pescador’ foi a criação escolhida pelo designer Lucas Caramés, do Distrito Federal, na região Centro-Oeste. Segundo ele, a peça faz parte de uma extensão da linha de área externa que se chama ‘Salvar” e faz referência à cidade de Salvador, onde ele nasceu. "Ela é uma peça que tem como particularidade todo um trabalho manual e artesanal feito por ‘manualistas’ de Brasília. Sem o trabalho deles, a gente não teria alcançado este aspecto estético e toda a ergonomia que a peça apresenta”, informou ele. Caramés, que participa pela terceira vez do evento, destaca que a curadoria do Bruno Simões está, a cada ano, mais detalhada e trazendo um prestígio para o design autoral brasileiro. “É um privilégio ver a evolução desse projeto que é capitaneado pela Apex. Fazer parte disso tem sido muito gratificante. A exposição deste ano tem carregado um conceito e uma história muito mais representativa para o Brasil e a gente tem conquistado um espaço de representação, de valorização do design autoral e da cultura brasileira a cada ano que passa”, analisa.

A talentosa designer Beth Hargreaves, de Minas Gerais, região Sudeste, escolheu a poltrona Pau-Brasil para apresentar na edição 2025 do Fuorisalone. Inspirada na árvore que é um símbolo do Brasil, a peça de design conceitual, erguida com estrutura de alumínio e cordas náuticas, combina a forma das folhas da árvore Pau-brasil com cores. A ideia foi unir valores históricos e natureza que representassem brasilidade sem esquecer o conforto. “Iniciei a minha carreira após os 50 anos e venho traçando uma caminhada de sucesso. Já fui premiada em 2023 com a luminária ‘bilboquê’, no salão de Gramado. Esse ano eu sou finalista novamente com mais duas luminárias. Hoje eu estou aqui muito feliz em Milão, com a poltrona Pau Brasil, que representa a maior premiação da minha carreira”, comemora.

Do coração da Amazônia para o mundo. Luís Guedes, da Guá Arquitetura de Belém do Pará, chegou à Milão com o banco de madeira denominado ‘Guêra’, que homenageia as seringueiras e o processo da extração de látex e tem toda uma importância para a região Norte. A peça, que pode desmontada facilmente, foi produzida com madeira certificada e látex natural. “A gente está aqui em Milão, pela segunda, pela Apex, para mostrar um pouco da Amazônia para o mundo. A gente fica muito feliz de ser o representante da Amazônia aqui nesse lugar tão importante do design mundial”, celebra ele. Guedes lembra que as criações são resultado de múltiplos esforços e beneficiam as comunidades locais. Ele usa madeira de rejeito de uma indústria paraense e tecidos da empresa ‘Da Tribo” que usa uma tecnologia de pulverizar a borracha e trabalha com comunidades da ilha de Cotijuba. Desta forma, a comunidade deixa de vender ‘commodities’ e passa a vender produto acabado, com valor agregado”, explica ele. De acordo com Guedes, este trabalho une valorização da cultura, preservação ambiental e geração de renda. “É a nossa cultura brasileira, cultura paraense, cultura amazônica para o mundo, com o apoio da Apex”, finaliza. Estas e outras peças brasileiras podem ser vistas até o próximo dia 17 em Milão.