Ifema Madrid, organizadora do megaevento, vai dobrar o tamanho da feira para a edição 2025, já confirmada
Durante a primeira edição no Brasil Fruit Attraction São Paulo, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveu rodadas de negócios com compradores internacionais que resultaram em US$ 2,68 milhões em exportações. A estimativa para os próximos 12 meses, em contratos a serem gerados, é de mais US$ 23,64 milhões. O sucesso consolida a crescente importância do Brasil como um ator chave no mercado global do setor frutícola.
No ano anterior, a edição europeia organizada pela IFEMA MADRID (Instituição de Feiras de Madri) atraiu mais de 103 mil profissionais de 145 países, além de 2 mil expositores internacionais, consolidando-se como uma referência global no setor. Essa primeira edição nacional da segunda maior feira de frutas do mundo, realizada em São Paulo, de 16 a 18 de abril, tem o propósito de aproximar futuros parceiros e ampliar o alcance da fruticultura nacional. A rodada de negócios, realizada no estande da ApexBrasil na feira, reuniu 27 empresas brasileiras participantes e 34 compradores estrangeiros de 13 países (Grécia, Colômbia, Espanha, Uruguai, Polônia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, México, França, Argentina, Costa Rica, Índia).
Um marco na cooperação entre Brasil e Espanha
As tratativas para a realização da Fruit Attraction no Brasil foram um marco de cooperação entre a ApexBrasil a IFEMA MADRID, Feira Milano Brasil Publicações e Eventos LTDA, representante do evento no Brasil e empresa How2go, operacionalizadora do evento no Brasil.
"Quando decidimos replicar a feira fora da Espanha foi unânime que o Brasil era o lugar. E superamos todas as expectativas", afirmou Jaime Martin Bernard, diretor de expansão internacional da IFEMA. "Primeiro por ser um grande produtor, terceira potência mundial, com uma grande indústria hortifrutícola", completou. Bernad acreidita que a feira no Brasil ajudará a crescer sua original espanhola, que já realizou 15 edições.
Para a coordenadora de Agronegócios da ApexBrasil, Paula Soares, o evento contribui para expandir ainda mais a presença internacional desse setor brasileiro. “O Brasil é referência nas exportações mundiais de frutas, e agora, com essa feira setorial sendo realizada aqui, temos a oportunidade de maximizar ainda mais os negócios. As rodadas de negócios com compradores internacionais organizadas pela ApexBrasil foram um sucesso, com alto volume de vendas fechadas no local e para os próximos 12 meses”, comemora.
Marca histórica na exportação de frutas
Em 2023, o Brasil atingiu um marco histórico nas exportações de frutas, superando 1 milhão de toneladas, com US$ 1,3 milhão em termos de valores exportados, um aumento de 22,2% em relação ao ano anterior. A ApexBrasil foi a responsável por selecionar essas 27 empresas brasileiras para participar de reuniões qualificadas nas Rodadas de Negócios no âmbito do Programa de Compradores Internacionais. O objetivo é promover negociações entre empresas brasileiras de frutas frescas e derivados e grandes compradores estrangeiros.