E-Xport Meeting 2025 destaca papel do e-commerce na internacionalização das empresas brasileiras

21/07/2025
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
E-Xport Meeting 2025 destaca papel do e-commerce na internacionalização das empresas brasileiras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Evento da ApexBrasil será realizado dentro do Fórum E-commerce Brasil, maior encontro de comércio eletrônico da América Latina, e contará com rodadas de negócios com compradores internacionais

De 29 a 31 de julho, em São Paulo, a ApexBrasil realiza a 6ª edição do E-Xport Meeting, principal evento da Agência voltado à internacionalização de empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico. A iniciativa acontece dentro do Fórum E-commerce Brasil 2025, o maior encontro de e-commerce da América Latina, no Distrito Anhembi.

Com o tema “Exportações via e-commerce: competitividade global e utilização de IA nos negócios digitais”, o evento reunirá especialistas internacionais, plataformas digitais, empresas exportadoras e lideranças estratégicas para debater os impactos da inteligência artificial nos modelos de negócios voltados ao mercado externo. A programação contará com palestras técnicas, oficinas práticas, estudos de caso e conexões com marketplaces internacionais, e a expectativa é de reunir mais de 400 participantes ao longo dos três dias de atividades.

“O e-commerce é uma ferramenta valiosa para empresas brasileiras conquistarem o mundo. Ele pode facilitar o acesso a novos mercados, reduzir custos, permitir uma escalabilidade eficiente e oferece uma série de ferramentas de marketing e análise de dados. Com a estratégia correta, o e-commerce pode ser um verdadeiro motor de crescimento internacional das empresas”, destaca Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.

Reuniões de negócios inéditas

A novidade desta edição é a realização, pela primeira vez, de uma rodada do Exporta Mais Brasil dedicada exclusivamente ao comércio eletrônico, em parceria com o Fórum E-commerce Brasil. Nos dias 30 e 31 de julho, a ação promoverá reuniões de negócios presenciais entre 66 empresas brasileiras dos setores de moda, cosméticos e soluções tecnológicas para e-commerce e sete compradores internacionais, oriundos dos Emirados Árabes, México, Portugal, Reino Unido, Rússia e Singapura.

A seleção das empresas brasileiras seguiu critérios de inclusão regional e diversidade, priorizando negócios liderados por mulheres, pessoas negras ou pardas, e sediados nas regiões Norte, Nordeste e Distrito Federal.

Além da programação técnica e das rodadas de negócios, a ApexBrasil também contará com um estande institucional no evento, oferecendo palestras e atendimento especializado para empresas que desejam explorar o mercado internacional por meio do digital.

“Com a expertise da APEX, vamos oferecer ao ecossistema digital suporte concreto para que mais empresas do comércio online possam ganhar escala global. Não se trata apenas de vender fora, é entregar excelência internacionalmente,” afirma Bruno Pati, CEO do Ecommerce Brasil.

Mercado em expansão

O comércio eletrônico segue em ritmo de crescimento no Brasil e no mundo. Em 2024, o e-commerce global movimentou cerca de US$ 11 trilhões, com expectativa de crescimento médio de 10,7% ao ano até 2029, segundo dados da Euromonitor International. No Brasil, o faturamento do setor foi de R$ 204,3 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com projeção de chegar a R$ 234,9 bilhões em 2025 e R$ 289 bilhões até 2029.

Moda praia brasileira rumo ao mercado internacional

Uma das empresas que participará das rodadas de negócios é a FZ Confecções, sediada em São Paulo e com mais de uma década de atuação no setor têxtil. A empresa é responsável pelas marcas de moda praia feminina Zannt, Sea and Fun e Fitkini.

“A expectativa é de entender o mercado de vendas online em outros países, entender suas particularidades e expandir a marca para os países que estarão presentes no evento. Nossa expectativa é vender direto ao consumidor, através destas plataformas, conseguindo fomentar o desejo e contribuindo, a longo prazo, para vendas em atacado”, afirma a empresária Fernanda Zanuto.

A Empresária Fernanda Zanuto

Além de desenvolver suas próprias coleções, a FZ fabrica peças sob demanda para outras marcas (private label), com foco em produção 100% nacional e uso exclusivo de materiais brasileiros. A jornada internacional começou em 2020, após a participação no Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil (PEIEX). Desde então, a empresa já realizou exportações pontuais para países da América Latina.

“A Apex foi fundamental para a abertura de mercados, capacitação e pesquisa. Poder participar de eventos e capacitações nos deu segurança para se movimentar para novos mercados”, destaca Fernanda.

E-Xport Meeting

O E-Xport Meeting integra o Programa E-xport, iniciativa da ApexBrasil que posiciona o comércio eletrônico como uma ferramenta estratégica para a exportação. Desde sua criação, o programa tem promovido a inserção digital de empresas brasileiras no mercado internacional por meio de capacitações, parcerias com marketplaces e suporte técnico especializado.

Em setembro deste ano, será realizada a edição virtual do E-Xport Meeting, com a transmissão do conteúdo gravado durante o evento presencial pelo canal da ApexBrasil no YouTube. Em 2024, as versões presencial e online do evento envolveram juntas mais de 1.100 empresas.

SERVIÇO

E-Xport Meeting 2025

Data: De 29 a 31 de julho

Local: Distrito Anhembi, em São Paulo (SP)

Tema: Outros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Idioma de Publicação: Português
Erro: