Agência é responsável pelo espaço brasileiro no evento, que estima receber 28 milhões de visitantes do mundo todo. Exposição Universal começa no dia 13 de abril e vai até 13 de outubro
Em virtude da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão e ao Vietnã ao longo desta semana, a direção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que ajuda na realização dos Fóruns Empresariais em Tóquio e em Hanói - em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Itamaraty -, convidou a primeira-dama Janja da Silva para visitar a finalização das obras do Pavilhão Brasil na Expo Osaka - Exposição Universal, que começa no dia 13 de abril e terá seis meses de duração.
A Agência é responsável pelo pavilhão brasileiro no evento, que tem como missão promover a imagem do Brasil no mundo e gerar novos negócios.
A Exposição Universal reúne mais de uma centena de países, e a responsabilidade de fazer o pavilhão do Brasil e montar toda a programação de seis meses de exposição é da ApexBrasil. O Pavilhão deve surpreender pela maneira criativa e ousada que está sendo feito, sob a direção cultural da renomada Bia Lessa. A primeira-dama Janja fez questão de ir, a convite da ApexBrasil, conhecer de perto o conceito do projeto e acompanhar a finalização da obra.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Durante a visita, Janja participou ainda de reunião com a direção da Exposição de Osaka, acompanhada de Jorge Viana, da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, da diretora Artística e cenógrafa Bia Lessa e de outros assessores.
A Expo será um momento muito importante para o Japão e para todos os países que terão seus pavilhões aqui. Para o Brasil, será um momento muito especial. A ApexBrasil, comandada pelo Jorge Viana, tem se dedicado muito para que esse espaço do Brasil na Expo seja um sucesso.
Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil
A gente quer que o nosso pavilhão seja uma espécie de ampliação da voz do presidente Lula, que quer convocar o mundo, todos os países, a uma mudança dramática e diferenciada para salvar o planeta da fome, do problema climático e trazer a possibilidade de um mundo mais justo.
Bia Lessa, diretora artística e cenógrafa
Com o tema '”Designing Future Society for Our Lives” - ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’-, a Expo 2025 Osaka se prepara para receber representantes de 158 países - entre eles o Brasil - e estima receber cerca de 28 milhões de visitantes.
Sobre o Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025
Ocupando uma área de cerca de 1.000m², dividida em dois edifícios, o Brasil leva para a Expo 2025 uma proposta inovadora de experiência interativa e tátil, na qual os visitantes serão tanto observadores quanto personagens da exposição. Com curadoria da cenógrafa Bia Lessa, o espaço vai destacar a cultura e a sustentabilidade do país e estima receber mais de 10 mil visitantes por dia. Ao longo do evento, o Brasil pretende reforçar seu potencial em diversos setores, projetando a imagem do país e promovendo parcerias internacionais.
Vamos impressionar! A gente quer mostrar o que o Brasil tem de melhor, de extraordinário, que é a floresta, o seu povo, seu potencial na área de energia, na área de indústria, na área de fornecimento de alimentos e proteínas para o mundo. Foi um prazer enorme receber a primeira –dama Janja para ver de perto todo esse nosso esforço, porque não é fácil. Já são quase dois anos de obra, ainda estamos finalizando, mas podem acreditar que no dia 13 de abril estaremos aqui de volta, abrindo o pavilhão do Brasil, cantando o hino nacional e entregando essa obra espetacular.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
A presença brasileira na Expo Osaka é ainda mais especial, pois 2025 marca a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia, com uma relação bilateral reconhecida como ‘Parceria Estratégica e Global’ desde 2014. Segundo a ApexBrasil, o Japão é o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no Brasil.
Sobre as Exposições Universais
Realizadas desde 1851, as Exposições Universais têm como objetivo promover o intercâmbio cultural e tecnológico, exibindo inovações e avanços científicos que moldam o futuro. Além de serem vitrines para grandes invenções, as “Expos” fortalecem relações diplomáticas e comerciais, impulsionando parcerias estratégicas entre países. Realizada a cada cinco anos, cada edição propõe ainda debates sobre desafios globais, como sustentabilidade e inovação, reforçando seu papel na construção de um futuro mais conectado e sustentável.
A primeira participação oficial do Brasil numa Expo foi em 1862, em Londres. De lá para cá, o Brasil esteve presente em 24 Expos. A partir de 2010, a participação brasileira nas Exposições Universais passou a ser organizada e coordenada diretamente pela ApexBrasil. Desde então, a participação brasileira no evento tem se consolidado com pavilhões modernos e interativos, que oferecem experiências imersivas aos visitantes.