O evento em São Paulo recebeu apoio do Think Plastic Brazil, parceria entre a ApexBrasil e INP
Por: Instituto Nacional do Plástico
No dia 12 de setembro, São Paulo foi palco da 5ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico, um dos maiores eventos da indústria de transformação de plásticos do Brasil, apoiado pelo Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).
Realizado a cada dois anos, o congresso deste ano, pela primeira vez sediado na capital paulista, reuniu na Casa Bisutti especialistas nacionais e internacionais para debater sobre o futuro dos plásticos, tendo como tema central "O Paradoxo dos Plásticos". O encontro se destacou pela qualidade das discussões e por seu caráter inovador e híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto online.
A Valgroup, empresa associada do Think Plastic Brazil, teve participação marcante no evento como patrocinadora oficial. Na ocasião, a empresa reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, além de ressaltar práticas sustentáveis e soluções inovadoras que já estão moldando o futuro da indústria.
Um dos grandes momentos do congresso foi a palestra de Chris DeArmitt, PhD, um dos maiores especialistas mundiais em materiais plásticos e autor do livro "O Paradoxo dos Plásticos", que definiu a temática do evento. Em mais uma visita marcante ao Brasil, DeArmitt apresentou dados científicos que esclarecem a importância dos plásticos na sociedade moderna, destacando sua durabilidade e funcionalidade, sempre pautado pela sustentabilidade.
A Valgroup também teve destaque com a palestra de Larissa D’Otaviano, head de Sustentabilidade, que compartilhou os principais avanços da empresa em inovação sustentável. Larissa apresentou cases como a primeira garrafa PET 100% reciclada do Brasil, para o Guaraná Antarctica, e as parcerias estratégicas com marcas globais como Heinz e S.Pellegrino, que já utilizam resina PET reciclada em suas embalagens, demonstrando o impacto positivo da Valgroup em toda a cadeia produtiva.
“A Valgroup está totalmente alinhada com o objetivo do Think Plastic Brazil no que tange ao fortalecimento de sua presença internacional por meio dos processos de internacionalização. Esta iniciativa, junto ao 5º Congresso Brasileiro do Plástico, o qual também apoiamos, reforça um dos eixos estratégicos do nosso portfólio, que é a inovação, design e ESG. Uma das nossas principais iniciativas, o Global Green Design, visa justamente destacar para a indústria de transformação de produtos plásticos a importância da inteligência aplicada em ações concretas nos campos da inovação, design e sustentabilidade. Isso é fundamental para fortalecer a competitividade global, por meio de uma governança forte, atendendo aos anseios da sociedade e cuidando do planeta.”, afirma Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos no Think Plastic Brazil.
Com uma programação rica em debates e palestras que exploraram as oportunidades e os desafios dos plásticos no mundo moderno, o 5º Congresso Brasileiro do Plástico reforçou a importância de informações científicas e comprovadas para a construção de um futuro mais sustentável.
A presença da Valgroup no evento sublinhou o compromisso contínuo com a sustentabilidade, sempre buscando inovar e promover a economia circular como uma prática diária.
No dia seguinte e com a mesma temática, clientes e convidados da Valgroup participaram do Workshop de Sustentabilidade Valgroup, com a presença e palestra de Chris DeArmitt e falas importantes do diretor-executivo, Carlo Bergamaschi, da head de Sustentabilidade, Larissa D’Otaviano, e do gerente de Inovação, João Alves.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 220 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.