A delegação brasileira estará presente na próxima edição do Fruit Attraction 2025, que acontece na cidade de Madrid, capital da Espanha, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Serão mais de 2,2 mil expositores em mais de 70 mil metros quadrados. Além disso, a capital mundial das frutas deve receber cerca de 120 mil visitantes de 150 países.
Neste ano, o Brasil será representado por 37 empresas associadas ao Frutas do Brasil, projeto de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O Frutas do Brasil estará posicionado no pavilhão 12, estandes D02, E02 e F02
“Estamos muito otimistas com relação aos resultados que teremos na Fruit Attraction, uma vez que os principais clientes da fruticultura brasileira de exportação estarão lá. Os novos clientes também vão visitar o estande do Frutas do Brasil na busca por fornecedores confiáveis de frutas tropicais de qualidade e seguras para o consumo”, resumiu Jorge de Souza, responsável pela organização do evento.
Carlo Porro, fundador da Agrícola Famosa, comenta que a empresa associada participa desde a primeira edição do Fruit Attraction. O executivo também reafirma a grande importância do evento, que avalia ser um encontro de todos os clientes em um período fundamental para a fruticultura brasileira. “É o início da safra de melão, então, é um excelente momento para encontrar o mercado em geral”, disse.
Exportações brasileiras
O Brasil chega ao Fruit Attraction Madrid entre os principais exportadores de frutas do mundo, mesmo enfrentando situações adversas no mercado internacional. Isso é corroborado pelo balanço do primeiro semestre e também pelo resultado apresentado no início da segunda metade do ano.
De acordo com dados da Abrafrutas, as exportações brasileiras cresceram mais de 27% no primeiro semestre de 2025. O melão foi a fruta mais exportada pelo Brasil, com 118 mil toneladas — alta de 19,74% em relação ao mesmo período no ano passado. Até julho, o país já exportou 81 mil toneladas de frutas, 58,52% a mais que no mesmo período em 2024.
Entre as empresas que estarão presentes no Fruit Attraction Madrid, estão: 1Doce Mel, Forever 5, MBR, Heville, Cargolink, Tfruits, Gold Fruit, Bonsucesso, Up Fruit, Coex, Agrodán, Itaueira, Ftrade, SmurfitWestrock, Be Fruit, Ibacem, Don Vicente, Klabin, GVS, Clorofila, Brapex (com 2 mesas), Santana Ginger, Sweet Fruits, Jaguacy, Kuará, UGBP, Finobrasa, Coana, Agro BR (com 5 mesas), Britchis, HMV Exports, Campal Frutas, Santa Felicidade, Rocão Citrus, RAR Agro, Frutas do Brasil (com 4 mesas) e Frutas Bessa.
Sobre a Fruit Attraction
Desde 2009, a Fruit Attraction é organizada anualmente no IFEMA Madrid e tornou-se referência mundial no setor de frutas e hortaliças. A feira promove conexões estratégicas e fortalece a posição da Espanha como um dos principais polos de negócios agroalimentares do mundo.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.