Programa da ApexBrasil que promove equidade de gênero no comércio exterior é finalista de prêmio internacional

Programa da ApexBrasil que promove equidade de gênero no comércio exterior é finalista de prêmio internacional

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Conectando o empreendedorismo feminino com o talento para ganhar o mundo, programa Mulheres e Negócios Internacionais é finalista do WTPO Awards


Criado em junho de 2023, o Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), programa inovador da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que busca apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional, é finalista do WTPO Awards 2024 - Excellence in Export Initiatives. A Agência está concorrendo na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”. A previsão é que o resultado seja anunciado em 1° de outubro.


Promovido pelo Centro Internacional de Negócios (ITC, em inglês), ligado à Organização Mundial do Comércio (OMC), o prêmio reconhece organizações de promoção do comércio exterior que criam impacto positivo por meio de suas atividades. Assim, o WTPO Awards, que ocorre a cada dois anos, identifica e reconhece iniciativas inovadoras como o MNI, que contribuem para a competitividade de empresas exportadoras ou que fizeram uma mudança significativa e positiva para atingir esse objetivo.


Em março deste ano, o MNI recebeu o prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, idealizadora do MNI, a indicação a prêmios internacionais motiva a fazer ainda mais e alcançar espaços e voos ainda mais altos. "O programa Mulheres e Negócios Internacionais se tornou uma ação transversal dentro da Agência", diz ela. “A partir dele, a ApexBrasil passou a aplicar um lente de gênero em todos os projetos e ações da Agência, com o intuito de criar mais oportunidades para as empreendedoras brasileiras alcançarem o mercado internacional”, afirma.


Entre as atividades realizadas pelo MNI, estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, que atenderam diretamente cerca de mil empresas lideradas por mulheres.


Criado em junho de 2023, o programa Mulheres e Negócios Internacionais é uma iniciativa que inspira, promove, qualifica, apoia e potencializa as exportações de empresas com liderança feminina. O projeto surgiu da necessidade de mudar uma realidade social: segundo um relatório preparado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de 2023, apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras têm maioria feminina entre os sócios.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: