Uma parceria entre ApexBrasil e MDIC, a 3ª edição do programa Elas Exportam foi oficialmente lançada na última terça-feira (3/9), em encontro online com as selecionadas
A terceira edição do programa de mentoria Elas Exportam foi oficialmente lançada na última terça-feira (3/9), trazendo uma série de boas notícias para empresárias que desejam expandir seus negócios internacionalmente. Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a iniciativa tem como objetivo promover a inserção de empresas brasileiras lideradas por mulheres no mercado externo. A iniciativa conta com o apoio do Banco do Brasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Em sua fala, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, destacou os benefícios de unir o conhecimento entre mulheres dispostas a aprender e aquelas que estão prontas a compartilhar suas experiências no mercado internacional, por meio de um programa de mentoria qualificado e abrangente.
“Nós sabemos que esse é um processo que exige coragem e desconstrução de percepções que adquirimos ao longo da vida. Através da mentoria, vocês terão uma nova perspectiva sobre o mundo e o comércio exterior. Aqui, irão descobrir novas oportunidades para suas empresas. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas, apoiá-las e guiá-las nesse universo de possibilidades para empresas lideradas por mulheres”, declarou.
Também presente no evento inaugural, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, ressaltou os frutos esperados da mentoria. “Hoje damos início a uma nova jornada de aprendizado, desenvolvimento pessoal e crescimento empresarial. O caminho é desafiador, mas os benefícios da exportação são substanciais. Ao entrar no comércio internacional, as empresárias têm a chance de ampliar seus negócios, expandir sua base de clientes, aumentar a receita e acessar novos mercados e tecnologias, o que eleva a competitividade das empresas”, afirmou.
Além de Repezza e Prazeres, outras representantes do MDIC, do Banco do Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram presentes. Ecila Gallardi, do Banco do Brasil, destacou que a instituição oferece às empresárias participantes da iniciativa acesso gratuito a cursos sobre financiamento às exportações, além de realizar o programa 1ª Exportação - Edição Mulheres em parceria com a ApexBrasil.
Na ApexBrasil, o Elas Exportam faz parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais, que reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Saiba mais aqui.
Elas Exportam
Durante a sessão, as participantes receberam mais informações sobre o Elas Exportam, que nesta edição recebeu mais de 500 inscrições. Com o objetivo de apoiar a entrada de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio exterior, o programa de mentoria oferece suporte ao desenvolvimento de competências e de habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para impulsionar a atividade exportadora, promovendo a troca de experiências entre empresárias que já atuam no exterior e aquelas que desejam explorar o mercado global.
Foi também divulgada a programação preliminar, que se estenderá até dezembro. Durante esse período, as mentorandas participarão de mentorias individuais, sessões coletivas, oficinas, seminários e treinamento de pitch, organizados pela ApexBrasil, MDIC e parceiros.
Além dos evidentes benefícios para as mentorandas, o programa também oferece vantagens às mentoras, como ganharem visibilidade nos canais de comunicação do Elas Exportam e serem priorizadas em casos de empate nas seleções do MDIC e da ApexBrasil para missões de negócios.
“Estou muito feliz em participar como mentora. Sempre gostei de compartilhar minhas vivências. Trabalho em uma área predominantemente masculina e, em muitas viagens, não encontrava sequer uma mulher. Ver tantas mulheres entrando no comércio internacional é muito gratificante”, comentou Maria Prado, que trabalha há 21 anos na empresa de material elétrico Fame.
Para a mentorada Stephanie Figueiredo, a sessão de abertura já evidenciou o quanto o programa será enriquecedor: "Essa é uma grande oportunidade para todas nós, mentoradas, conhecermos mulheres incríveis. Apenas na sessão de abertura, já tivemos acesso a muito conhecimento. Só temos a agradecer e aproveitar ao máximo essa oportunidade", afirmou.
Mulheres e Negócios Internacionais
Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Entre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, que atenderam diretamente cerca de mil empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do Programa aqui.