A comitiva com micro e pequenas empresas participou de várias rodadas de negócios nos dois países
A Missão São Paulo Exporta, que terminou no último dia 4/9 com a participação de 39 empresas paulistas, deve gerar cerca de R$ 100 milhões em negócios nos setores de alimentos, bebidas e produtos pet ao longo dos próximos 12 meses. Nos últimos oito dias, uma comitiva com micro e pequenas empresas desses segmentos participou de várias rodadas de negócios no Chile e no Paraguai, com potenciais investidores e parceiros.
Em média, o estado de São Paulo vende, por ano, para Paraguai e Chile, o equivalente a mais de R$ 1 bilhão. “Assim, para incentivar novos negócios com os dois países, a missão contou com rodadas de negócios entre possíveis clientes e parceiros; seminários para que os empreendedores pudessem conhecer melhor os mercados paraguaio e chileno; e visitas técnicas a empresas. Também houve suporte para que os empreendedores possam apresentar seus produtos em espanhol”, ressaltou o representante regional da ApexBrasil no Sudeste, Gustavo Sperandio.
A Missão foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a SP Negócios e a InvestSP, agências de promoção de investimentos da cidade e do governo de São Paulo, respectivamente. Esta última é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado.
Além disso, foram parceiras entidades do setor produtivo e de apoio ao empreendedor - o Sebrae SP, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A iniciativa contou ainda com o apoio das embaixadas do Brasil no Paraguai e no Chile, bem como das Câmaras de Comércio dos dois países sul americanos.