Exporta Mais Brasil: compradores internacionais virão conhecer o melhor do mel e do própolis brasileiros

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Por meio do programa da ApexBrasil, oito compradores de cinco países estarão no Piauí para fazer negócios com 25 empresas brasileiras do setor de mel e própolis. O grupo também visitará cooperativas e empresas que produzem e exportam esses produtos

Uma delegação de 25 empresas brasileiras do setor de mel e própolis chegou a Teresina, no Piauí, para fazer negócios com oito compradores internacionais. A atividade acontece no marco de mais uma rodada do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para alavancar suas exportações, em diferentes setores da economia. Desta vez, as atividades contam com a parceria da Investe Piauí, agência de investimentos do Governo do Piauí.

Vindas de 14 estados brasileiros, sendo seis do próprio Piauí, as empresas se encontrarão com os compradores estrangeiros na quarta-feira (3), na sede do hub Investe Piauí [Av. Miguel Rosa, 2932, Centro, Teresina]. O objetivo é promover conexões e oportunidades de negócios para ambas as partes. As rodadas serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 17h, a partir de um serviço especializado de matchmaking que levou em conta as demandas dos importadores e a oferta exportável das produtoras de mel e própolis. 

Entre 8h e 9h, antes das rodadas em si, o CEO da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, fará uma apresentação sobre o atual cenário de negócios do estado, com foco em suas potencialidades. Integrantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), bem como da própria ApexBrasil, vão também abordar as tendências e as oportunidades para o mercado de mel e derivados. Jornalistas interessados em cobrir as atividades do dia 3 devem enviar um email para imprensa@apexbrasil.com.br

Visitas técnicas

Os oito compradores internacionais vêm de Tailândia, Bangladesh, Reino Unido, Polônia, Espanha e Emirados Árabes Unidos, e representam importadoras, distribuidoras, atacadistas e marketing places ligados ao setor de mel e própolis. Eles foram arregimentados por escritórios da ApexBrasil no exterior e estão em busca de produtos brasileiros de qualidade para serem comercializados em seus respectivos mercados. 

Além de se reunir com as empresas, nos dias 1º e 2 de julho o time de compradores visitará espaços produtivos ligados ao segmento de mel e própolis nas cidades de Picos e Oeiras, a cerca de 300 km da capital Teresina. Um deles será a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (CASA APIS), um empreendimento industrial solidário para produção, beneficiamento e comercialização do mel orgânico produzido por trabalhadores da agricultura familiar na região.  

O grupo também irá visitará a Mel Wenzel, uma das empresas pioneiras da apicultura no Piauí e que desenvolve hoje uma vasta linha de compostos do produto, como própolis, geleia real e pólen apícola. Ainda, os compradores conhecerão a sede do Grupo Sama, conjunto de empresas que se tornou uma das maiores exportadoras de mel do país.   

O setor apícola brasileiro  

No Brasil, a cadeia produtiva apícola se destaca como uma fonte alternativa sustentável de emprego e renda, especialmente para pequenos produtores: dados do IBGE apontam que 82% dos mais de 100 mil apicultores brasileiros produzem em contexto de agricultura familiar. A atividade pode ser desenvolvida em todas as regiões do país, devido à sua flora diversificada, à sua extensão territorial e à variabilidade climática, favorecendo a produção de mel o ano todo.   

Além disso, o Brasil é grande produtor de mel orgânico, em razão de seu alto percentual de áreas preservadas. Atualmente, nenhum outro país tem o potencial de oferecer mel orgânico como o brasileiro. O Nordeste, em particular, é responsável pela grande maioria do produto orgânico que é produzido e exportado pelo país. 

Ainda segundo o IBGE, mais de 90% dos estabelecimentos com apicultura no Nordeste brasileiro estão no Semiárido, mais especificamente na Bahia, Ceará e Piauí. Este último é o estado que mais exporta o produto: foi responsável por 36,6% das vendas estrangeiras em 2023, movimentando US$ 31,2 milhões. Em segundo lugar veio Minas Gerais, com US$ 13,3 milhões. 

Segundo dados da ABEMEL, em 2023,o Brasil exportou US$ 85.224.000 milhões de mel.  Os Estados Unidos foram de longe o principal destino do produto (76%), seguidos por Alemanha (7%) e Canadá (6%). Entre os tipos de méis exportados, o orgânico é o carro-chefe. Um dos desafios do setor reside justamente em ampliar e diversificar os mercados para o produto, especialmente para o mel a granel (em tambores), valendo-se também de um aumento na demanda por produtos naturais e saudáveis a nível mundial.  

Sobre o Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil com o objetivo de potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia, de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. 

Em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos: móveis, em João Pessoa (PB); rochas ornamentais, em Vitória e Vila Velha (ES); Cafés Robustas Amazônicos, em Cacoal (RO); Pescados, em Foz do Iguaçu (PR); Artesanato, em Fortaleza (CE); Cervejas Artesanais, em Petrópolis (RJ); Cosméticos, em Goiânia (GO); Mel, em São Paulo (SP); Cafés Arábicas, em Belo Horizonte e interior (MG); Calçados, em Porto Alegre (RS); Produtos Compatíveis com a Floresta, em Rio Branco (AC); Frutas, em Petrolina (PE), e Audiovisual (DF).  

Em 2024, mais 14 estados brasileiros serão visitados pelo programa, que contemplará ao menos 15 setores produtivos. Até o momento, o programa já realizou as rodadas com os setores de Cerâmica, durante a Exporevestir, em São Paulo (SP); de Couros e Curtumes, em São Luís (MA); de Alimentação e Bebidas para Bem-Estar, em Maceió (AL); de Moda Íntima, em Fortaleza (CE), no marco da feira O Ceará Está na Moda; de Bebidas, em Palmas (TO), junto da feira Agrotins; de Cooperativas, em Brasília (DF); e de Manejo Florestal Sustentável, em Alta Floresta (MT). A próxima rodada do programa será dedicada ao setor de Mel e Própolis e vai acontecer nas cidades de Teresina e Picos (PI), entre 1º e 3 de julho.  

 O programa já movimentou, até agora, pelo menos R$ 405 milhões em negócios e promoveu mais de 4 mil reuniões de negócios entre 633 empresas brasileiras e 208 compradores internacionais de mais de 40 países. 

 Saiba mais no site oficial do Exporta Mais Brasil.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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