Capacitação em Comércio Exterior do Texbrasil

01/09/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Capacitação em Comércio Exterior do Texbrasil
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Pensada para atender as necessidades das empresas do setor têxtil e de confecção que estão iniciando seu processo de internacionalização, a Capacitação em Comércio Exterior é um dos serviços estratégicos oferecidos pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A ação tem como foco preparar as marcas brasileiras para operacionalizar suas primeiras exportações, combinando conhecimento técnico, aplicação prática e mentoria individualizada.

Ao todo, são 20 horas de atendimento especializado, divididas em quatro etapas: introdução, capacitação teórica, plano de ação e mentoria. Durante o processo, as empresas recebem apoio para estruturar suas operações internacionais, com orientações sobre ferramentas de gestão, documentação, logística, estratégias de precificação, participação em feiras internacionais e muito mais.

Além da base conceitual, o serviço permite que o participante elabore um plano de ação customizado, com metas, cronograma e fontes de pesquisa para começar (ou aprimorar) seu processo de internacionalização. A etapa de mentoria, que encerra o processo, garante o acompanhamento da implementação das ações e ajustes finais, culminando na entrega de um relatório técnico de evolução da empresa.

Entre os temas abordados na capacitação estão:

· Modalidades de exportação e canais de venda

· Trâmites aduaneiros

· Incoterms e formação de preço

· Estudo e segmentação de mercado

· Participação em eventos e ações promocionais no exterior

· Registro de marcas e adequação técnica dos produtos

A capacitação é oferecida com valores subsidiados pelo programa e pode ser solicitada por empresas já participantes. Caso a sua marca ainda não integre o Texbrasil, este é um excelente motivo para conhecer mais sobre os benefícios do programa.

Para saber mais sobre como participar, envie um e-mail para: texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria

Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: