A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo Oportunidades de Exportações e Investimentos – Paraná, dentro do novo ciclo dos Estudos Estaduais, que apoiam as unidades federativas brasileiras em seus esforços de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros. A iniciativa está alinhada às estratégias da ApexBrasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que buscam diversificar as origens das exportações brasileiras, ampliando os negócios de todos os estados com diversos países do mundo.
O estudo aponta tendências como o fortalecimento das relações comerciais com a América Latina, a consolidação dos setores agrícolas e a expansão das indústrias de madeira, automotivos e máquinas agrícolas. O Paraná também se posiciona como destino de investimentos em tecnologia limpa e inteligência artificial, impulsionado por sua matriz energética sustentável.
Comércio Exterior do Paraná
Em 2024, o Paraná foi o principal exportador da região Sul, com US$ 23,3 bilhões exportados, o que representou 41% da região e 6,9% do total nacional. O estado tem como base exportadora a indústria de transformação (72,9%) e a agropecuária (26,3%), com destaque para soja, papel e cartão, carnes e máquinas de terraplanagem autopropulsadas de esteiras.
Os principais destinos das exportações paranaenses foram China (24,8%), Estados Unidos (6,8%), Argentina, México, Paraguai, Chile, além de diversos países da Europa e da Ásia.
Oportunidades de negócios para produtos paranaenses
Foram identificadas 10.288 oportunidades em 150 setores, com destaque para papel e cartão, madeiras trabalhadas, máquinas agrícolas, carnes de aves, soja, milho e açúcar. Os mercados promissores incluem América do Sul, América Central, EUA e Europa.
O estudo também evidencia setores com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como fabricação de vidro, equipamentos de informática, iluminação, artefatos para pesca e equipamentos de áudio e vídeo, abrindo espaço para expansão das exportações nesses segmentos.
Investimentos estrangeiros no Paraná
Entre 2019 e 2024, o estado recebeu US$ 2,3 bilhões em investimentos estrangeiros, liderando a região Sul. Os setores que mais atraíram investimentos foram utilidades públicas, transporte, fabricação de veículos, alimentos e softwares. Entre os principais países investidores estão EUA, Espanha, França, Países Baixos, Suíça, China e Japão, com destaque para empresas como Neoenergia, Renault, Cloudflare, Uber, Pepsico e SIG Group.
Os Estudos Estaduais reúnem análises sobre o panorama econômico de cada Unidade da Federação, informações de comércio exterior, setores com potencial de exportação, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED. São conteúdos estratégicos para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios no mercado internacional.
Em 2025 já foram lançados os estudos com foco no Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco e agora no Paraná.