Evento apresentou estratégias e oportunidades para impulsionar as exportações brasileiras em um dos mercados prioritários do setor de pedras naturais.
No dia 30 de janeiro, a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizaram a apresentação do Estudo de Mercado da Índia, promovida pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone. Com cerca de 40 participantes, a reunião debateu estratégias para expandir as exportações brasileiras de pedras naturais em um dos mercados prioritários do projeto, destacando oportunidades e desafios que o setor enfrenta no país.
O evento foi conduzido pelo gerente do It’s Natural, Thiago Fukuda, que destacou a importância do momento para as empresas interessadas em consolidar presença no mercado asiático.
O mercado indiano precisa ser considerado pelo setor, mas é fundamental entendermos o posicionamento dos nossos materiais, que são vistos como premium"
Fabio Cruz, vice-presidente do Centrorochas
Mercado em expansão
A apresentação foi conduzida por Darakhashan Khan, representante da empresa de consultoria contratada para elaboração do estudo. Durante mais de uma hora, ela detalhou o panorama do mercado de pedras naturais na Índia. Segundo o estudo, o segmento de rochas local foi avaliado em 4,6 bilhões de dólares em 2023, com projeção de crescimento para 6,84 bilhões até 2029. Entre as oportunidades destacadas, está o crescente interesse do segmento de luxo por materiais como os quartzitos brasileiros, reconhecidos por sua alta qualidade e exclusividade.
A consultoria apontou ainda que, apesar das oportunidades, a competição no mercado indiano exige estratégias bem estruturadas. O estudo recomendou que as empresas brasileiras direcionem seus esforços, aproveitando o reconhecimento das propriedades únicas das rochas nacionais. A criação de parcerias com influenciadores e designers locais, assim como a participação em eventos estratégicos, como a Stone Industry Fair, foram destacadas como ferramentas eficazes para aumentar a visibilidade e o alcance dos produtos brasileiros no mercado estudado.
Em tempo, setor brasileiro tem Estados Unidos, Austrália, México, Emirados Árabes, China, Itália, Índia e Polônia, como mercados prioritários. Já entre os mercados secundários, estão Canadá, Reino Unido, Alemanha, Vietnã, África do Sul e Turquia.
Estudo completo disponível para acesso exclusivo
A íntegra do Estudo da Índia, com análises detalhadas sobre oportunidades e desafios do mercado, será disponibilizado exclusivamente para as empresas apoiadas pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
Empresas que ainda não fazem parte do programa também podem ter acesso ao material. Basta solicitar a adesão - de forma gratuita e 100% online, clicando aqui . Após a confirmação do cadastro, o acesso ao estudo será liberado, juntamente com outros conteúdos estratégicos para fortalecer suas exportações no mercado global.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar aqui para realizar o cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Informações para imprensa
Karina Porto Firme
Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone
27 99705-5705
karina.portofirme@centrorochas.org.br
Site: www.braziliannaturalstone.com
Instagram: @braziliannaturalstone @centrorochas
Linkedin: www.linkedin.com/company/braziliannaturalstone/