ApexBrasil mediará painel sobre projetos brasileiros sustentáveis de mineração
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), patrocinadora da delegação brasileira, marca presença no PDAC 2025, a maior convenção global de prospecção mineral e atração de investimentos, que acontece em Toronto, Canadá, de 2 a 5 de março de 2025. O objetivo é consolidar o Brasil como destino estratégico para investimentos em mineração, destacando o potencial mineral do país, as atualizações na legislação e as melhores práticas de sustentabilidade.
A missão brasileira no PDAC 2025 tem como objetivos apresentar o Brasil como um dos principais destinos para investimentos em pesquisa, exploração e transformação mineral, posicionar o setor mineral brasileiro entre os líderes da transição energética e climática, provendo minerais críticos com práticas sustentáveis e tecnologias, e alinhar o setor mineral brasileiro ao Plano Nacional de Mineração e à Nova Indústria Brasil (NIB).
A participação do Brasil, uma iniciativa conjunta das principais associações da indústria mineral, governo federal e estadual, empresas privadas e prestadoras de serviço, busca promover o setor mineral brasileiro no cenário internacional. A ApexBrasil patrocina o pavilhão Brasil, organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), espaço de 90m² equipado para reuniões de negócio e bilaterais, onde mais de 250 brasileiros, entre empresas, governos, instituições e consultores, já confirmaram presença.
Destaques da participação brasileira
A participação brasileira no PDAC 2025 terá como destaque o painel " O papel das instituições estaduais para fomentar projetos de mineração de baixo carbono no Brasil ", moderado pela gerente de investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, que reunirá representantes de estados brasileiros para discutir o papel das instituições estaduais no fomento de projetos de mineração sustentável. Além disso, o seminário "Brazilian Mining Day" revelará novos cenários para o setor de mineração brasileiro, com foco no desenvolvimento de projetos de exploração mineral e mineração, sob a ótica de órgãos governamentais e executivos de empresas privadas nacionais e internacionais.
A ApexBrasil trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) para atrair investidores para visitarem o Brasil durante a próxima Exposibram, considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina. A previsão é que ocorrerá em outubro na Bahia e reunirá as principais entidades do setor, tornando-se a maior vitrine para a geração de negócios na área.
A delegação brasileira também apresentará o arcabouço legal atualizado e robusto do país, o regime de licenciamento para exploração e mineração, e as melhores práticas ESG, buscando atrair empresas e investidores internacionais para o setor mineral brasileiro. A missão buscará fortalecer parcerias, estabelecendo contato com órgãos governamentais de outros países, visando futuras parcerias e projetos cooperativos. A ApexBrasil divulgará o portfólio de oportunidades de investimentos no setor de minerais críticos e apresentará o ecossistema de inovação na mineração brasileira. A participação brasileira no PDAC 2025 é uma oportunidade para mostrar ao mundo o potencial da mineração brasileira e atrair investimentos para o setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável do país.