Foodex 2025: ApexBrasil leva 30 empresas para a 50ª edição da maior feira de alimentos e bebidas do Japão

10/03/2025
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Foodex 2025: ApexBrasil leva 30 empresas para a 50ª edição da maior feira de alimentos e bebidas do Japão
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 11 a 14 de março, 30 empresas nacionais estarão presente na Foodex 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do Japão, que ocorre anualmente em Tóquio. O evento é uma porta de entrada para os produtos do Brasil nos demais países da Ásia, sobretudo os signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP - sigla em inglês Trans-Pacific Partnership), tratado de livre-comércio entre 11 nações no oceano Pacífico, que representam 13,5% da economia global: Canadá, Chile, Austrália, Brunei, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã. 

“A participação brasileira no evento tem um significado especial, pois em 2025 celebramos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Nós estaremos presentes também na Expo Osaka, que acontece de 13 de abril a 13 de outubro. São oportunidades para mostrarmos o potencial do nosso país, a competitividade das nossas empresas e abrirmos novos mercados”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Das empresas brasileiras participantes da edição deste ano, mais de 50% têm mulheres no comando ou em cargos de gerência. Um exemplo é a Up4 Market, que representa várias empresas exportadoras de pequeno porte e é dirigida por Daniela Ferreira, também idealizadora da empresa. Segundo ela, a oportunidade de participar de feiras internacionais com o apoio da ApexBrasil mudou o patamar da empresa. Ela conta que já participou da ANUGA, na Alemanha, da SIAL Shanghai, na China, e da SIAL Paris, na França. Agora em Tóquio, Daniela explica que já chega com contatos feitos em eventos anteriores, reuniões pré-agendadas, algumas demandas de compradores e que aposta no potencial de consumo e compra do Japão. “Acho que é um mercado muito promissor para as indústrias brasileiras e as inovações. Estamos muito animados e confiantes de que vamos fazer bons negócios aqui”, afirmou. 

Esta é a 50ª edição do evento, que estima receber mais de 85 mil compradores e 3,3 mil expositores de 60 países. Em 2024, a Foodex contabilizou aproximadamente 2,8 mil expositores, 76 mil visitantes de 90 países. Na ocasião, a participação brasileira no evento, que também foi comandada pela ApexBrasil, movimentou US$ 166.480.000 entre negócios imediatos e previstos para os doze meses seguintes.  A expectativa agora é ultrapassar este volume de negócios.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil no Japão, é parceiro da ApexBrasil na realização da feira e no apoio dos espaços “Cachaça Corner” e “Coffee Corner”, dedicados à promoção comercial da cachaça e do café especial brasileiros. Entre as atividades propostas, haverá degustação e divulgação de curiosidades dos produtos nacionais. Também serão apresentados aos visitantes produtos como mel, farinhas, biscoitos, balas, chocolates, açaí, produtos naturais, molhos, alimentos orgânicos e entre outros.

 

Buy Brasil conecta compradores e vendedores de forma rápida, ágil e segura

Durante a Foodex, além de conhecer pessoalmente os produtos do Brasil expostos no evento, os compradores internacionais presentes poderão se conectar de forma ágil, rápida e segura com as empresas brasileiras por meio da Buy Brazil, plataforma que funciona como um catálogo digital da ApexBrasil. 

A ferramenta é gratuita e oferece vantagens competitivas ao possibilitar a conexão entre os interessados em importar e empresas preparadas para exportar. Com filtros avançados, a Buy Brazil permite aos usuários escolher empresas brasileiras que melhor atendam aos critérios e às necessidades de importação e clientes em potencial têm uma nova maneira de construir parcerias de sucesso e explorar oportunidades de negócios com fornecedores brasileiros. 

No estande da ApexBrasil, técnicos vão auxiliar os compradores sobre como acessar e pesquisar na ferramenta que foi lançada em novembro do ano passado pela Agência e tem como foco facilitar a conexão entre compradores do mundo todo e empresas brasileiras exportadoras. Os clientes podem acessar o catálogo da feira com 26 empresas participantes para conferir produtos e dados de contato.

 

Fluxo comercial Brasil e Japão 

Considerada a quarta maior economia do mundo, o Japão é um mercado atrativo e estratégico para os produtos brasileiros, especialmente pelo alto poder aquisitivo da população. O Brasil possui a maior comunidade de japoneses fora do Japão, e os brasileiros que vivem lá representam a terceira maior comunidade estrangeira no país, atrás apenas da China e Coréia. 

Em 2024, de acordo com dados do Comex Stat, o Brasil exportou US$ 5.1 bilhões para o Japão - 1,65% do total das exportações brasileiras. O país asiático é o 12° maior comprador do Brasil. No ano passado, as importações brasileiras do Japão alcançaram US$ 4.6 bilhões, número que representou uma queda de 3,2% em relação ao ano anterior. 

A ApexBrasil possui seis projetos setoriais com foco no Japão, com destaque para os setores de alimentos, bebidas e agronegócio. Para mais informações, clique aqui e acesse o Perfil de Comércio e Investimentos do Japão ,elaborado pela gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: