Tecnologia de Informação e Comunicação e de Healthy Foods são os dois setores contemplados nas próximas rodadas de negócios do programa da ApexBrasil. Os eventos acontecem em Brasília (DF) e Aracaju (SE), no mês de abril
O programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está de volta em 2025 com novas edições programadas para todas as regiões do país. As primeiras rodadas do ano serão dedicadas a empresas brasileiras dos setores de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Healthy Foods e já estão com as inscrições abertas.
O programa foi criado em agosto de 2023 com o objetivo de ampliar as exportações e diversificar a pauta e a origem das vendas brasileiras para o exterior. Para isso, a iniciativa convida compradores de diversos países a visitarem o país e realizarem negócios diretamente com empresas nacionais de diversos setores da economia. Desde o início, o programa já realizou 28 edições que resultaram em mais de seis mil reuniões de negócios entre 875 empresas nacionais e 305 compradores estrangeiros. Ao todo, nos anos anteriores do programa foram gerados mais de meio bilhão de reais em expectativa de negócios. Somente em 2024, foram R$ 277,6 milhões, resultado de quase três mil reuniões entre 388 empresas brasileiras e 162 compradores internacionais de 50 países.
“O Exporta Mais Brasil tem sido um verdadeiro impulso para as nossas empresas conquistarem o mercado lá fora. Em 2025, com as novas edições, vamos abrir ainda mais portas, conectando produtos e serviços brasileiros a novos compradores do mundo todo, garantindo que o Brasil tenha cada vez mais espaço no cenário internacional", afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Uma novidade neste ano é que, por meio de parceria com o Sebrae nacional, micro e pequenas empresas poderão ser beneficiadas com passagens nacionais para estar no evento, quando não forem do estado em que acontece a rodada.
Rodadas de negócios e visitas técnicas
Segundo o gerente Regional da ApexBrasil, Marcello Martins, o diferencial do Exporta Mais Brasil é que ele torna possível o empreendedor exportar sem sair do país. Por sua vez, para os compradores, o programa oferece a oportunidade de ver de perto a origem dos produtos que estão interessados em comprar. “Além das rodadas de negócios, promovemos visitas técnicas a fazendas, fábricas e indústrias locais, nas quais os compradores conseguem perceber o compromisso e a qualidade dos produtos brasileiros. Assim, eles se sentem mais seguros no momento de fechar negócios”, afirma. Marcello explica que os compradores são selecionados e trazidos ao Brasil de acordo com o perfil do setor atendido em cada edição do programa.
No momento das rodadas de negócios, cada comprador internacional recebe em sua mesa um empresário participante que irá apresentar seus produtos e serviços. A reunião entre comprador e vendedor tem formato dinâmico e duração de 25 minutos, marcados em relógio digital posicionado em local visível na sala. Ao final do tempo, os empresários brasileiros trocam de mesa e iniciam nova reunião com outro comprador. O formato permite que uma única empresa faça várias reuniões de negócios com diferentes compradores estrangeiros, sem que seja necessário investir em viagens internacionais.
Oportunidade para empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
A edição Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do Exporta Mais Brasil é voltada para empresas brasileiras prestadoras de serviços de desenvolvimento de software (work for hire/outsourcing) e edtechs interessadas em apresentar suas soluções inovadoras a compradores internacionais. O evento será realizado de 9 a 11 de abril, em Brasília (DF), em paralelo ao Inova 2025, organizando pelo Sebrae. As participantes contarão ainda com o apoio da Softex. Para se candidatar a uma das 20 vagas abertas, a empresa precisa se inscrever até o dia 19 de fevereiro pelo site da ApexBrasil. Empresas do Norte e Nordeste e lideradas por mulheres terão pontuação extra. A participação é gratuita.
Healthy Foods: alimentos e bebidas saudáveis em foco
A edição Healthy Foods do programa é destinada a empresas brasileiras produtoras e/ou exportadoras do setor de alimentos e bebidas saudáveis e ocorrerá nos dias 7 e 8 de abril, em Aracaju (SE). Ao todo, são oferecidas 20 vagas, com possibilidade de custeio de passagem aérea e hospedagem para até 15 empresas selecionadas, conforme critérios estabelecidos no regulamento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de fevereiro, pelo site da ApexBrasil. Inscreva-se aqui.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Realizado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.