Jornada Exportadora ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio e terá como destino Paraguai e Equador
A segunda edição do programa Jornada Exportadora deste ano proporcionará a empresas brasileiras do setor calçadista uma imersão de mercado, além da oportunidade de estabelecer contato com potenciais compradores no Paraguai e no Equador, entre os dias 26 e 30 de maio. A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo auxiliar pequenos negócios nacionais que desejam iniciar suas atividades no comércio exterior.
Cada edição do programa conta com uma programação intensiva, permitindo que as empresas participantes aprofundem seu conhecimento sobre o mercado-alvo e avaliem o posicionamento de seus produtos em cada país visitado. Além disso, a ação proporciona interação com compradores locais qualificados. A agenda inclui visitas técnicas, seminários com especialistas do setor, reuniões estratégicas sobre oportunidades reais de comercialização e rodadas de negócios.
Os participantes selecionados receberão informações preliminares, orientações sobre oportunidades e desafios desses dois mercados e suporte no planejamento para otimizar seus resultados comerciais. Adicionalmente, neste ano, o Sebrae oferecerá passagens e hospedagem para pequenos negócios selecionados, conforme os critérios estabelecidos no regulamento do programa.
O programa conta com o apoio da Abicalçados, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A Jornada Exportadora é voltada especialmente para empresas que já passaram por algum processo de qualificação para exportação e que identificam sinergia entre seus objetivos e os mercados-alvo do programa.
As inscrições para a primeira edição do Programa Jornada Exportadora estão abertas até o dia 23 de março. Entre os critérios classificatórios, destaca-se a participação no Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) ou no Projeto Brazilian Footwear, a precificação para o mercado internacional, a obtenção de certificações de reconhecimento global bem como se a empresa possui página site ou rede social em língua estrangeira, fatores que conferem pontuação adicional.
Além de contribuir para a diversificação das exportações brasileiras, a iniciativa também busca promover inclusão e equidade de gênero no comércio exterior, concedendo pontuação extra a empresas localizadas nas regiões Norte, Nordeste ou no Distrito Federal, assim como àquelas lideradas por mulheres e/ou pessoas pretas ou pardas em posições estratégicas.
Serviço
Jornada Exportadora - 2025
Edição: Paraguai e Equador
Datas: De 26 a 30 de maio de 2025
Inscrições: Até 23 de março
Link de inscrições: Clique aqui.
Confira abaixo o calendário do Programa Jornada Exportadora de 2025 e acompanhe o Informe da ApexBrasil para conferir as inscrições das próximas edições.
De 26 a 30/5 - Jornada Exportadora Calçados
• Paraguai
• Equador
De 28/6 a 6/7 - Jornada Artesanato (Lisboa)
• Portugal
De 31/5 a 2/6 - Jornada Exportadora: Missão e-commerce (Semana de Moda Miami - SwimShow/Cabana Trade Show Miami Beach)
• Estados Unidos
De 30/6 a 4/7 - Jornada Alimentos e Bebidas: Café, Cachaça e Chocolate
• Chile
• Peru
De 28/7 a 1/8 - Jornada Máquinas e Equipamentos Agrícolas
• Colômbia
De 25 a 29/8 - Jornada Horeca
• Chile
• Panamá
De 6 a 10/10 - Jornada Agritech
• Uruguai
• Argentina
Sobre a Jornada Exportadora
Criado pela ApexBrasil, o programa Jornada Exportadora é uma missão internacional que leva empresários brasileiros para conhecer e realizar negócios em mercados internacionais. Cada edição do Programa Jornada Exportadora inclui visitas técnicas, imersão nos mercados selecionados e rodadas de negócios com compradores locais. As Jornadas são definidas de acordo com mercados potenciais e setores produtivos específicos definidos previamente. Para a escolha, são levados em conta critérios como facilidade de acesso ao mercado, aceitabilidade de produtos brasileiros, facilidades de logística para a exportação, barreiras tarifárias e não tarifárias do mercado alvo, entre outros. O Programa tem como objetivo atender à demanda por ações de promoção de exportações de empresas exportadoras iniciantes ou não exportadoras, em especial de pequenos negócios. A iniciativa surgiu como uma forma de oferecer uma primeira oportunidade de imersão em um mercado internacional para empresas que estivessem começando sua jornada de exportação. A ideia é que empresas qualificadas por meio de iniciativas da Agência tenham uma oportunidade real de negociação com compradores e de conhecimento de mercado. A partir dessa experiência a empresa consegue compreender como produtos semelhantes aos seus estão posicionados no mercado, qual a forma de consumo dos produtos e o que os compradores daquele mercado estão buscando em termos de diferencial competitivo.