Boram Um é o campeão brasileiro de barista 2022

28/06/2022
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Boram Um é o campeão brasileiro de barista 2022

Descrição da imagem: A imagem mostra três homens posando de frente para a camêra quanto dois se abraçam e todos seguram um troféu com sua colocação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Boram Julio Um, da empresa Um Coffee Co., de São Paulo (SP), é o vencedor do Campeonato Brasileiro de Barista 2022. Ele teve o melhor desempenho no preparo de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, superou outros 19 competidores, sagrou-se bicampeão da competição – o primeiro título foi em 2020 – e será o representante do Brasil no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá na Austrália, de 27 a 30 de setembro, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).

O Campeonato Brasileiro de Barista 2022 foi realizado, entre 24 e 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, na Bienal – Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Em uma apresentação de no máximo 15 minutos, os competidores tiveram que apresentar aos juízes da competição quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura. A análise leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.

A apresentação de Boram Um teve foco em percepção sensorial alinhada com a nova tendência de varietais com baixo teor de cafeína. “A (cultivar) Laurina já é muito conhecida no Brasil, tem um potencial sensorial incrível e, na competição, pude apresentar formas sobre como explorar esses cafés que estão vindo com características diferentes, principalmente em relação à cafeína”, comenta.

Ele também enaltece o papel fundamental da BSCA, em parceria com a ApexBrasil, na realização dos campeonatos de barismo e a importância das competições para esses profissionais. “A BSCA dá todo apoio e estrutura para a gente conseguir representar o Brasil corretamente, da melhor forma possível, nas competições mundiais. É todo um trabalho fantástico em termos de apoio, divulgação, estrutura e organização dos campeonatos nacionais”, destaca.

O segundo lugar do Campeonato Brasileiro de Barista 2022 ficou com Hugo Santos Silva, da Sabino Torrefação by Hugo e Thiago, de São Paulo, e o pódio foi completado por Vitor H. Ferreira Coelho, da Manana Cafés, de Curitiba (PR).

A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado à bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O Campeonato Brasileiro de Barista é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: