A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a ABIMAPI INTERNATIONAL (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), projeto de exportação criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a Agência, realizará, em 22 de setembro às 14, o evento de lançamento do Estudo de Rotulagem Frontal na América Latina: Modelos Comparados. O estudo tem o objetivo de mapear o estado da arte no tocante à adoção de normas de rotulagem frontal em países da América Latina, trazendo as principais referências normativas que os empresários brasileiros de alimentos e bebidas podem encontrar ao exportar para 9 países selecionados: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
“As orientações são diferentes de acordo com os parâmetros de consumo e hábitos alimentares de cada país. O Estudo desenvolvido pela ApexBrasil abordará as regras de rotulagem frontal para países da América Latina, considerando regras obrigatórias e voluntárias, e oferecendo insumos para adequação das empresas de alimentos para continuar exportando aos mercados da região”, diz Rodrigo Iglesias, diretor internacional na ABIMAPI.
“Em uma avaliação inicial, como ordem de grandeza, estimamos que as empresas brasileiras tenham exportado, apenas em 2021 para os países selecionados, cerca de US$ 892 milhões em produtos possivelmente sujeitos a algum modelo de rotulagem frontal. Os modelos variam quanto aos pictogramas e estilos utilizados, por isso é importante conhecê-los, além de saber onde procurar e quais são as normas estrangeiras utilizadas”, complementa Gustavo Ribeiro, Coordenador de Acesso a Mercado da ApexBrasil.
Além do estudo de rotulagem para os países da América Latina, a ABIMAPI também lançará, em parceria com a Food Design, a cartilha sobre rotulagem frontal no Brasil, tendo em vista as novas regras da ANVISA, que entrarão em vigor no dia 09 de outubro.
Inscrições gratuitas e aberto ao público em geral: https://bit.ly/3QP89EQ
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.