Com representantes de 11 países e mais de 250 reuniões de negócios facilitadas pela ApexBrasil, a 9ª edição consolidou o evento como ponto de encontro estratégico entre fundos de investimentos, multinacionais e líderes de inovação
A 9ª edição do Corporate Venture (CV) in Brasil, o maior evento de Corporate Venture Capital (CVC) da América Latina, colocou o país ainda mais na rota dos investimentos estrangeiros. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em São Paulo, em parceria com o Global Corporate Venturing (GCV), o encontro reuniu executivos, investidores e líderes de inovação de todo o mundo para discutir tendências, oportunidades e desafios do setor.
O CV in Brasil é reconhecido por fortalecer a comunidade de CVC no país e por ser um ambiente estratégico de conexões e negócios. Ao longo de suas oito edições anteriores, o evento já reuniu mais de 4 mil participantes, promoveu mais de mil reuniões e trouxe ao Brasil 140 CVCs internacionais, que investiram mais de US$ 750 milhões em fundos e startups nacionais.
O Corporate Venture in Brasil consolidou-se como um dos principais pontos de encontro entre corporações e startups, conectando inovação, capital e estratégia. É um espaço onde o Brasil se apresenta ao mundo como um polo de oportunidades em tecnologia e novos negócios.
Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil
A programação de 2025 contou com palestras, workshops, mesas redondas e sessões de negócios entre fundos e startups. Entre os keynotes confirmados estavam Diego Barreto, CEO do iFood, e os executivos Thomas Whiteaker e Alexandre Pfeifer, da IBM. Barreto abordou a jornada do iFood e sua estratégia de investimentos em inovação, enquanto os representantes da IBM discutiram o futuro da computação quântica e suas aplicações no ambiente corporativo global.
Os keynotes trouxeram perspectivas de como os grandes players do mercado estão executando suas estratégias, inspirando o público presente. Temas como inovação, computação quântica e o papel do CVC como motor de transformação foram centrais nesta edição.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil
A Valetec Capital, gestora de investimentos em participações, anunciou durante o evento que será responsável pela gestão do novo fundo da Petrobras, que já nasce com capital comprometido. O fundo tem como meta captar R$ 500 milhões, consolidando a Valetec como uma das líderes do mercado, com R$ 1 bilhão comprometido em iniciativas de Corporate Venture Capital (CVC). Segundo Peter Seiffert, CEO e fundador da Valetec, “o Corporate Venture in Brasil se apresentou este ano como um evento mais robusto, refletindo o amadurecimento do mercado. Todo o esforço da ApexBrasil em mobilizar investidores estrangeiros é sensacional. O evento conecta os principais players – investidores, gestores de fundos e startups nacionais – e mostra que o país possui um ecossistema denso e consistente”.
O evento foi precedido por uma programação especial dedicada à liderança feminina no ecossistema de inovação, com a realização da 4ª edição do Women in Venture (WIV). Com o tema “Equidade que Transforma: Mulheres, Capital e Impacto”, o encontro reuniu mais de 100 executivas do Brasil e do exterior e contou com a presença de Ivana Beltrão (Global Corporate Venturing), Priscila Rodrigues (ABVCAP) e Helena Brandão (ApexBrasil).
Durante o WIV, foram debatidos os avanços e desafios para ampliar a presença feminina nos investimentos de risco e na inovação. A programação incluiu painéis com representantes de empresas como GB Ventures, Thomson Reuters Ventures e Lightrock, além de uma sessão de pitches com startups lideradas por mulheres.
O CV in Brasil 2025 teve uma agenda voltada à promoção de negócios, troca de experiências e fortalecimento do ecossistema de Corporate Venture Capital no país.