ApexBrasil lança estudo sobre comércio exterior e investimentos no Amazonas

03/11/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil lança estudo sobre comércio exterior e investimentos no Amazonas
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Publicação identifica mais de 2 mil oportunidades de exportação em 95 setores e aponta caminhos estratégicos para atrair investimentos estrangeiros no estado.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo Oportunidades de Exportação e Investimentos – Amazonas, dentro do ciclo dos Estudos Estaduais, que apoiam as unidades federativas em seus esforços de promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros.

O levantamento revela o papel estratégico do Brasil no comércio global, com destaque para o estado do Amazonas. Em 2024, o estado se consolidou como quarto maior exportador da região Norte, com US$ 970,4 milhões em vendas externas. A indústria de transformação se consolida como principal macrossetor da pauta exportadora, sendo responsável por 95% das vendas externas em 2024, seguido pela agropecuária (2,2%).

Os principais produtos exportados pelo estado são de preparações alimentícias (20,5% do total), ouro (16%), motocicletas e bicicletas motorizadas (13,2%), petróleo (11,7%) e ferro-gusa (10,9%). Na distribuição por município, as exportações estão concentradas na capital, Manaus, com participação de 86,1% do total exportado pelo estado. Quanto aos destinos, destacam-se Alemanha (16,2%), China (12,3%), Estados Unidos (10,3%), Bolívia (8,2%) e Argentina (7,9%).

 

Oportunidades para produtos amazonenses

O mapa de oportunidades da ApexBrasil identificou 2.821 oportunidades de exportação de produtos amazonenses em 95 setores, com destaque para madeiras, açúcares e melaços, óleos essenciais, matérias de perfume e sabor e suprimentos de escritório e papelaria. Os mercados mais promissores incluem países da América do Sul, como Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia, além de Guatemala e Estados Unidos (com ressalvas por conta das possíveis sobretaxas).

O estudo ressalta também setores com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como construção de embarcações, fabricação de resinas, lâmpadas e outros equipamentos de iluminação, que apresentam capacidade de oferta e potencial de geração de emprego e renda. Entre as tendências, destacam-se o fortalecimento das relações comerciais com Alemanha e China, principais parceiros do estado, e a consolidação e diversificação da pauta exportadora em setores industriais de maior valor agregado.

 

Investimentos estrangeiros

Entre 2019 e 2024, foram anunciados US$ 632,5 milhões em investimentos no estado, com destaque para os setores de software de computadores, máquinas industriais, elétricas e eletrônicas e fabricação de transportes. Os principais países investidores foram Estados Unidos, Canadá, Índia e Coreia do Sul.

 

Estudos Estaduais

Os Estudos Estaduais, realizados pela equipe de inteligência da ApexBrasil reúnem um panorama econômico de cada Unidade da Federação, informações de comércio exterior, setores com potencial de exportação, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED. São conteúdos estratégicos para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios no mercado internacional.

Em 2025 já foram lançados os estudos com foco no Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá, Rio Grande do Sul e agora no Amazonas.

Tema: Inteligência
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Erro: