StartOut: instituições somam forças para apoiar internacionalização de startups brasileiras em Chicago

StartOut: instituições somam forças para apoiar internacionalização de startups brasileiras em Chicago

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresas selecionadas para o Programa contam com uma rede de apoio para preparação, imersão e atuação no mercado-alvo

Entre os dias 13 e 18 de novembro, 15 startups brasileiras participam de missão de imersão do StartOut na cidade de Chicago. O Programa é uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com Ministério da Economia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Para a missão em Chicago, os trabalhos começaram ainda em janeiro. “Foi desafiador conseguir preparar tudo para que as empresas aqui tivessem uma boa experiência de validação dos seus produtos e serviços na cidade”, relata a analista de Expansão Internacional da ApexBrasil, Luciana Gatto. A maratona de capacitação das startups incluiu treinamentos de pitch, consultorias temáticas e seminários virtuais com agentes do ecossistema local.

Durante a viagem de imersão no mercado-alvo, organizada pela ApexBrasil, as startups têm a oportunidade de apresentar suas soluções a potenciais parceiros de negócios locais. Para maximizar as chances de sucesso a partir dos contatos realizados, após a viagem, as empresas seguirão contando com o apoio das instituições envolvidas e com os serviços do Consulado Geral do Brasil em Chicago.

A jurisdição do Consulado cobre 10 estados da região, e a equipe local está à disposição das empresas brasileiras para auxiliar no processo de prospecção de mercado e de expansão internacional. “Nós temos um setor de promoção comercial e de ciência, tecnologia e inovação que está em contato com os interlocutores locais. Podemos fazer as pontes para os empresários brasileiros, seja na busca de informações básicas sobre o mercado, seja apoiando uma missão, ajudando na construção de agendas e fazendo follow-up dessas visitas empresariais”, ressalta o Cônsul Geral do Brasil, Benoni Belli.

Criado em 2017, o Programa StartOut tem como objetivo justamente unir os esforços para internacionalização de startups brasileiras que antes eram realizados de maneira isolada por diferentes instituições governamentais. O resultado do empenho coletivo é um Programa que oferece não apenas missões a um mercado alvo, mas também ampla preparação para as empresas brasileiras antes da viagem, bem como acompanhamento posterior.

O subsecretário de inovação e transformação digital do ministério da economia, Maycon Stahelin, acompanhou o Programa desde a sua criação. “Desde o começo a configuração era montar um programa mais completo, voltado para empresas mais maduras. Percebemos a necessidade não apenas de selecionar as startups com mais potencial naquele mercado, como de prepará-las de forma robusta para essa missão, com apoio local. É muito bom ver a 14ª missão acontecendo. Deu muito certo”, relata.

A analista da unidade de inovação do Sebrae, Fernanda Zambon, também comemora os resultados coletivos. A instituição ofereceu consultorias prévias sobre aspectos tributários e de parcerias para as empresas da missão. “Assistindo os pitches das startups, a gente vê que toda a preparação fez sentido, principalmente para quem aproveitou bem”, celebra.

StartOut | Startup OutReach

Desde 2017, o Programa já apoiou mais de 250 startups, gerou mais de US$ 24 milhões em negócios e realizou 13 ciclos em nove países, entre os quais Estados Unidos, França, Alemanha, Chile, Colômbia, China, Portugal, Canadá e Argentina.

Após cinco anos atuando na internacionalização de startups brasileiras mundo afora com o nome StartOut Brasil, a partir de 2023 o Programa passará a ser chamado Startup OuReach Brasil. A identidade muda, mas a proposta do Programa seguirá sendo a mesma. A agenda do próximo ano já tem programação prevista e as inscrições para o próximo ciclo, que vai ocorrer no primeiro semestre em Madri e Barcelona, na Espanha, já estão abertas. Para mais informações e inscrições, acesse https://www.outreachbrasil.com/.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: