O Electro-Electronic Brasil, projeto de exportações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica & Eletrônica (Abinee), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará 07 empresas brasileiras do segmento de radiodifusão para exporem seus produtos e serviços no pavilhão Brasil, que terá cerca de 90 metros quadrados na feira NAB Show, que será realizada entre os dias 06 a 09 de abril, no Centro de Convenções em Las Vegas, nos Estados Unidos. Também estarão presentes no pavilhão brasileiro os parceiros da SET e da SBTVD, instituições que atuam no setor de radiodifusão e interagem diretamente com as empresas do segmento e as emissoras de rádio e televisão.
O objetivo com a participação na feira é a reaproximação com os compradores internacionais, uma vez que o evento é considerado uma referência para o setor. Coordenada pela National Association of Broadcasters há mais de 80 anos, a feira NAB Show reúne todos os elementos de tecnologia de televisão, rádio e cinema, produção e pós-produção de filmes e vídeos, áudios, novas mídias, internet, streaming, banda larga, serviços sem fio, via satélite e telecomunicações. A feira atende a todas as empresas que atuam na área de multimídia eletrônica e telecomunicações, mercado em constante mudança. Estão previstos mais de 100 mil visitantes e 1.500 empresas expositoras de 150 países, em uma área de 83.000 m².
A participação na feira Nab Show confirma a retomada da presença do Brasil como importante player do segmento de radiodifusão nesse evento internacional. Nas duas últimas edições da feira não pudemos viabilizar o pavilhão nacional pois, estávamos em período de renovação do Convênio com a Apex. Este ano por conta do orçamento limitado optamos por participar da Nab Show no lugar da feira IBC - Intenational Brodcasting Council, em Amsterdã. Sabemos que o ideal seria intercalar a presença do Brasil nesses dois eventos que são os mais relevantes para o segmento. Estamos somando esforços junto com a Apex para que todo ano o Brasil marque presença seja na Nab Show ou na IBC.
Monique Morata, Gerente de Relações Internacionais do projeto Electro-Electronic Brasil
Sobre o projeto Electro-Electronic Brasil
O projeto Electro-Electronic Brasil é uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Elétrica & Eletrônica - ABINEE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil com o objetivo de fomentar negócios internacionais, promover as exportações do setor e atrair investimento estrangeiro. O setor eletroeletrônico brasileiro é muito diversificado e dinâmico, conta com mais de 1.500 itens, distribuídos entre 8 verticais de atuação e apoia empresas de grande, médio e pequeno porte. Em 2024 o setor eletroeletrônico brasileiro registrou cerca de US$ 7,7 bilhões em exportações, 6% acima das realizadas no ano anterior. Mais informações sobre o projeto: export@abinee.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre a ABINEE
A Abinee é uma entidade representativa dos setores elétrico e eletrônico, pioneiros em inovação e desenvolvimento tecnológico. Fundada em setembro de 1963, possui como associadas empresas nacionais e estrangeiras, instaladas em todo país e de todos os portes, contemplando marcas globais que realizam seus lançamentos em nível mundial, sempre up-to-date com a tecnologia de ponta. Fazem parte do quadro de associadas fabricantes das áreas de Automação Industrial; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações.
Com faturamento de mais de R$ 200 bilhões ao ano, nossa indústria emprega cerca de 270 mil trabalhadores, sendo um dos setores que mais investem no País em Pesquisa e Desenvolvimento.