Desde 2010, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é a instituição responsável por organizar e coordenar o Pavilhão do Brasil em Exposições Universais. Neste ano, o maior evento global de inovação e desenvolvimento sustentável será em Osaka, no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro, reunindo países de todo o mundo para apresentar soluções e inovações para o futuro. A 60 dias do evento, os preparativos para o espaço brasileiro estão a todo vapor.
O Pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025 vai oferecer aos visitantes uma experiência sensorial única, que une cultura, sustentabilidade e inovação. Sob a direção criativa da cenógrafa Bia Lessa, o espaço foi concebido para ser totalmente acessível e atendendo as exigências de sustentabilidade para garantir a inclusão e acessibilidade universal.
“Nossa intenção é mostrar a alma brasileira, a cultura brasileira, os costumes brasileiros, os produtos brasileiros e, assim, promover a imagem do Brasil para o mundo, abrindo portas para nossos negócios”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A participação no evento será, também, uma oportunidade para promover as exportações brasileiras e atrair investimentos da Ásia, sobretudo no Japão, país com o qual o Brasil celebra, neste ano, 130 anos de relações diplomáticas. Além dos laços humanos formados ao longo dos anos, Brasil e Japão têm intensas relações comerciais, sendo o Japão o nono principal destino das exportações brasileiras e 12º maior investidor no Brasil.
Sustentabilidade e inovação: um pavilhão memorável
Diferente da abordagem predominantemente tecnológica, comum em pavilhões de outros países, o Brasil leva, para a Expo Osaka, uma proposta inovadora ao promover uma experiência Interativa e tátil aos visitantes, colocando-os como personagens participantes da história contada.
Experiência imersiva em cinco atos
O Pavilhão do Brasil na Expo foi projetado para ser um organismo vivo, onde os visitantes se tornam parte da exposição. O principal espaço expositivo será habitado por 84 infláveis, no piso e no teto, que se expandem e contraem, simulando a respiração dos seres vivos. A experiência, que terá cerca de 20 minutos, será dividida em cinco atos:
Ato 1 – Equilíbrio: infláveis brancos representam elementos da terra, como florestas, pessoas e animais em harmonia.
Ato 2 – Diversidade: o ambiente ganha cores vibrantes, simbolizando a riqueza da diversidade brasileira.
Ato 3 – Urbanização: Raios de led se cruzam por todo o ambiente, indicando que tudo se interconecta.
Ato 4 – Colapso: os infláveis começam a enfraquecer, simulando um cenário de degradação ambiental e crise social.
Ato 5 – Esperança: o som da chuva marca a renovação do ciclo. A vida ressurge, representando um Brasil sustentável e inovador.
Visitante como protagonista
Segundo a Gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da ApexBrasil, Maria Luisa Cravo, no Pavilhão Brasil, o visitante será tanto observador quanto parte da exposição. “Ao final do percurso, ele poderá escolher um poncho colorido com imagens de artistas de diversas regiões do país e assistir um vídeo sobre o Brasil pujante em recursos naturais e tecnologias”, explica Maria Luisa.
Sobre a Expo Osaka
A Expo Osaka 2025 reunirá, na cidade japonesa de Osaka, representantes de mais de 150 países. Com o tema ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’, o evento promoverá discussões sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento global.
Realizada pelo Bureau International des Expositions (BIE), as exposições acontecem a cada cinco anos e já teve edições icônicas em Xangai (2010), Milão (2015) e Dubai (2020). A expectativa é atrair 28 milhões de visitantes e fortalecer parcerias estratégicas entre governos e empresas.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil é responsável por promover as exportações brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o país. Em 2024, a Agência apoiou mais de 20 mil empresas, que juntas responderam por 42% das exportações brasileiras, totalizando US$ US$ 141,5 bilhões em vendas externas. Além disso, a ApexBrasil atua na captação de investimentos, contribuindo para a geração de milhares de empregos e impulsionando setores estratégicos da economia nacional.