O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), desembarca em Chicago, nos Estados Unidos, durante o mês de março, levando um grupo de 19 empresas brasileiras para promover a internacionalização dos produtos do setor de plásticos transformados na The Inspired Home Show.
A feira é um dos principais eventos globais no setor de produtos domésticos e utilidades, atrai milhares de expositores e visitantes de diversos países e representa uma plataforma única para o lançamento de produtos, tendências e inovações nas áreas de utilidades domésticas, decoração, eletroeletrônicos, papelaria, puericultura e organização do lar. Na edição de 2025, sustentabilidade, tecnologia do lar e lifestyle terão destaque na feira. As empresas líderes de mercado se reúnem para apresentar suas soluções ao consumidor moderno. A The Inspired Home Show também traz palestras, painéis e workshops de especialistas do setor, conectados com as necessidades do mercado.
Essa é uma feira importante no calendário do nosso setor e representa uma excelente oportunidade para as empresas que buscam aumentar sua visibilidade global, expandir redes de contato e fechar negócios internacionais. A presença dos produtores e fornecedores brasileiros também é muito valiosa, por reforçar o trabalho da nossa indústria, com potencial suficiente para competir e conquistar outros mercados.
Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil
Durante os dias de feira, o estande brasileiro apresentará o Color Trend® 2025, de tema “A Verdade do Sonho”, com curadoria da renomada arquiteta Gabriela de Matos. Também estará disponível um QR Code para acessar o Yearbook 2024, um catálogo digital com lançamentos de produtos e inovações de mais de 250 empresas brasileiras. Aproveitando a oportunidade, o espaço também convida para o IV World Plastic Connection Summit®, o principal encontro brasileiro com foco internacional no setor de plásticos transformados. O evento acontece no Brasil nos dias 8 a 10 de abril, com o tema “Plástico transformado do Brasil: colorindo o mundo com design, inovação e sustentabilidade”. Híbrido, online e gratuito, conta com palestrantes renomados e será palco do lançamento do Color Trend® 2026, assinado por Marcelo Rosenbaum. O evento está com as inscrições abertas e tem vagas limitadas.
Nos pavilhões Norte e Sul, o Estande Coletivo Think Plastic Brazil traz as marcas Di Solle Cutelaria, Floridis & Verdi, Indústria Bandeirante, Jaguar Plásticos, Kapazi Mats & Flooring, Kos Acrílicos, Mello Aluminum, Nitron, Nutriplan, Plasnew, Plasútil, Plasvale, Sanremo S/A, São Bernardo, Soprano e Termolar.
Com estande próprio e apoio da ApexBrasil e do Think Plastic Brazil, participam as empresas Alklin, Bettanin e MTA.
Alklin: A marca Alklin é de propriedade da empresa Schwanke Industrial, que, com mais de 70 anos de história, é líder na categoria de panos de limpeza no Brasil, com 17,2% do mercado de Varejo Autosserviço e Cash&Carry. Localizada em Santa Catarina, no Sul do Brasil, possui dois parques fabris, um em Blumenau, cidade sede, e outro em Penha. Além de atuar na categoria de panos, a empresa trabalha com as seguintes categorias de produtos: esponjas, vassouras, rodos/mops e utilidades domésticas (escovas, pás, baldes, desentupidores, protetores veda porta, cordas para varal e tapetes).
Bettanin: As marcas da Bettanin estão entre as líderes no Brasil e são referência nas categorias de vassouras e esponjas, produzindo mais de 330 milhões de itens por ano, incluindo vassouras, mops, esponjas, pás, panos, rodos, sacos de lixo e outras soluções que facilitam a vida das pessoas. Com maior volume de exportações para a América Latina, mas também com operações na América Central, América do Norte e Europa, a Bettanin atua em mais de 40 países. A empresa possui fábricas, centros de distribuição e escritórios de vendas em três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. Atualmente, contamos com 82.000 m² de área construída, capacidade de armazenamento para 60.000 pallets e mais de 3.000 colaboradores.
Indústria Bandeirante: Fundada em 1946, a Indústria Bandeirante cresceu e se tornou um nome de confiança na indústria de recipientes plásticos. A dedicação à qualidade e à satisfação do cliente impulsiona a empresa a inovar continuamente e expandir a oferta de produtos. A Indústria Bandeirante atende às diversas necessidades dos clientes, desde grandes empresas industriais até pequenos negócios de varejo.
Jaguar Plásticos: Para esta edição, a Jaguar Plásticos apresentará a alta qualidade e versatilidade de seu portfólio – abrangendo desde caixas e cestos organizadores até a exclusiva linha sustentável, fabricada a partir de matéria-prima reciclável. A Jaguar Plásticos é líder na fabricação de produtos plásticos no Brasil, com mais de 40 anos de jornada, sendo premiada e internacionalmente reconhecida pelo compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a satisfação do cliente.
MTA: O refinamento e a qualidade de bons pratos passam pela praticidade dos produtos MTA. Responsável por fabricar panelas e utensílios de alta qualidade, está presente no cotidiano de cozinhas de diversas partes do mundo. A MTA é uma empresa genuinamente brasileira, sediada em Marmeleiro, no estado do Paraná. Há mais de 30 anos a empresa atua com respeito e seriedade no ramo de utilidades domésticas e investe em tecnologias e práticas inovadoras, desenvolvendo produtos inéditos no mercado mundial.
Plasnew: Com 27 anos de atuação, a Plasnew vem construindo uma história de dedicação e inovação no segmento de utilidades domésticas. Com muito esforço e espírito empreendedor de seu fundador, hoje é considerada uma das principais empresas do Brasil nos segmentos em que atua.
Plasútil: Fundada em Bauru, São Paulo, a Plasútil é uma das maiores fabricantes de produtos plásticos para o lar no Brasil. Com 38 anos de experiência, a empresa se destaca pela inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade. Os produtos da marca são exportados para diversos países, levando a essência do bem-estar brasileiro para o mundo.
Plasvale: Facilitar o dia a dia das pessoas é a missão da Plasvale, que, desde 1977, trabalha com amor na criação, qualidade, sustentabilidade e tecnologia de seus produtos. A excelência no desenvolvimento de cada peça só é possível pelo envolvimento e dedicação dos mais de 500 funcionários que trabalham diariamente pensando em você e na sua família para estar presente no seu lar, tornando a sua vida mais fácil, prática e feliz. Todos os produtos Plasvale são livres de qualquer substância tóxica – inclusive, a empresa é BPA FREE – e atendem aos mais altos padrões de qualidade, sendo testados para oferecer o maior desempenho possível e garantir a satisfação de clientes e consumidores.
Sanremo: Com localização estratégica na região do Mercosul, a Sanremo possui capacidade de produção de 5 milhões de peças ao mês. Mantém no portfólio itens para cozinha, organização, lavanderia e limpeza, animais domésticos, baby, jardinagem e térmicos, chegando a aproximadamente 1.000 SKUs. É marca referência em qualidade, com 100% da produção a partir de matérias-primas virgens, como polipropileno, polietileno, poliestireno, nylon e silicone. Todos os produtos são livres de BPA (Bisfenol-A) e possuem pigmentos atóxicos. Mantém-se responsável diante dos desafios de sustentabilidade ambiental por meio do uso de tecnologias limpas e constantes campanhas de conscientização entre seus 500 colaboradores.
São Bernardo: Atualmente, os utensílios plásticos fabricados pela empresa podem ser encontrados em diversos países, desde a vizinha Argentina até a distante Austrália, sempre com sucesso, que é o resultado de cinco décadas de experiência e da melhoria contínua dos processos de fabricação da São Bernardo, uma empresa familiar fundada em 1959, que originalmente fabricava ferramentas e peças de aço, como prateleiras e estantes. Hoje, a empresa conta com uma unidade industrial moderna na cidade de Itaquaquecetuba/SP, com certificação ISO 9001.
Soprano: Somos uma empresa com sete décadas de história, que atua nos segmentos de casa e construção com soluções para acesso e segurança, energia e bem-estar. Comercializamos uma ampla linha de produtos para o mercado brasileiro e demais países da América Latina, atendendo os mercados de construção civil, materiais elétricos, moveleiro e utilidades domésticas. Por meio de soluções para casa e construção, promovemos praticidade, segurança e confiança, trazendo tranquilidade para quem adquire nossos produtos.
Termolar: Especialista em soluções para conservação térmica, a Termolar é uma empresa brasileira com presença global, exportando para países como Espanha, África do Sul, Noruega, Europa, Argentina, Uruguai, entre muitos outros da América Latina. Anualmente, a Termolar produz cerca de 11 milhões de unidades, abrangendo uma ampla linha de soluções térmicas voltadas para casa, escritório e lazer, como garrafas, copos, bules, cuias, ampolas e caixas térmicas.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.