Programa Brazil Machinery Solutions (BMS)  promove empresas brasileiras durante a IFFA 2022

Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) promove empresas brasileiras durante a IFFA 2022

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Feira abre oportunidades para apresentações de novas tecnologias no setor de carnes ao mercado externo

A IFFA 2022, feira líder mundial no setor de carnes, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de maio, em Frankfurt, na Alemanha, terá a presença de empresas brasileiras fornecedoras de máquinas e equipamentos para a indústria. O evento é uma rota internacional de negócios para o setor – 70% dos visitantes e 63% dos expositores são de fora do país europeu – com a apresentação de diversos segmentos de produtos, como tecnologias do processamento de carnes e outras proteínas alternativas, tecnologias de empacotamento, sistemas de pesagem, e processos de automatização e soluções de T.I., além de equipamentos de limpeza, higiene operacional e segurança do trabalho, entre outros.

As empresas Equimatec, Farenzena, Hightech, Plasmetal, Torfresma e Varpe Brasil participarão da IFFA 2022, convidadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil e ABIMAQ, expondo seus produtos para fortalecer a imagem brasileira como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. A presença de todas é custeada pelo BMS, que promove um estande coletivo para exposição de seus lançamentos.

Segundo Daniel Maffi, diretor Geral da Hightech, a empresa pretende expandir os negócios em quatro territórios nos próximos anos. “A feira é a nossa chave para entrada em novos mercados. Já estamos fortes na Eurásia, Europa e América Latina, porém o objetivo para os próximos três anos é a busca ao mercado americano”, explica. Para Maffi, o evento é um projeto de longo prazo, que reverbera por anos em vendas decorrentes das prospecções locais. “Sempre temos como meta, entre uma IFFA e a próxima, atingirmos em média 180 novos contatos, fidelizando em torno de 25% a 40%, e efetuando venda para 20 novos clientes”, acrescenta.

A Equimatec também projeta a entrada em novos destinos nos próximos anos: América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Ao falar sobre a principal novidade a ser apresentada no evento, Ingobert Piske, diretor geral da Competitiva Consultoria e Treinamento, empresa contratada pela Equimatec, detalha o produto e aponta as perspectivas: “apresentaremos uma linha automática de fatiamento de frios com integração a máquinas automáticas de embalagem. Durante a feira, a nossa estimativa de vendas para o mercado internacional é de cerca de US$ 1 milhão”, diz. 

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Os principais importadores de máquinas e equipamentos brasileiros para preparo de carnes e embalagens são a Argentina, os Estados Unidos, e o Paraguai. A Argentina importa 11,8% dos maquinários brasileiros, em 2021, o total foi de US$5,6 milhões. Já os Estados Unidos aumentaram suas importações em 20% entre 2020 e 2021, atingindo US$5,45 milhões. No mercado paraguaio o aumento chegou a 53%, totalizando US$3,97 milhões em 2021.

Outros dois países sul-americanos se destacam em movimentações de maquinários: a Colômbia, com US$2,8 milhões e o Chile, que totaliza US$2,45 milhões. Em 2021, o Brasil exportou um total de US$47,6 milhões de dólares nesse setor.

Sobre o Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br

__________________________________ 

Informações para a imprensa

MCLAIR COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Programa BMS

Lucio Agberto – Coordenador de Comunicação

lucio@mclair.com.br

+55 11 95494-9145

Maria Augusta Tozello (Magu) – Assessora de Imprensa Nacional e Internacional

magu@mclair.com.br

+ 55 11 99264-7489

Fernanda Pasquale – Gestora de Comunicação Internacional

fernanda@mclair.com.br

+1 614 543-0441

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: