Começa em SP a primeira rodada do Exporta Mais Brasil em 2024, com foco em revestimentos cerâmicos

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Rodadas de negócios entre empresários e compradores internacionais serão realizadas durante a 22ª Expo Revestir, a maior feira do setor de revestimentos e acabamentos na América Latina. Atividades acontecem junto da Anfacer, parceira da ApexBrasil na execução do projeto setorial Ceramics of Brazil

Entre os dias 19 e 22 de março, 33 fabricantes nacionais de revestimentos cerâmicos farão negócios com 34 compradores internacionais de 21 países, entre eles África do Sul, México e Estados Unidos, como parte dos esforços para promover a internacionalização do setor. As rodadas serão realizadas durante a Expo Revestir, a maior feira de revestimentos e acabamentos na América Latina, por meio do projeto Ceramics of Brazil, que busca promover o segmento no mercado internacional. Elas também contarão com o reforço do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que visa ampliar o comércio exterior de setores específicos da economia.  

Todas as 33 empresas participantes são apoiadas pelo Ceramics of Brazil, que é executado pela ApexBrasil em parceria com a Associação dos Fabricantes de Cerâmica, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). O projeto também viabilizou a vinda dos 34 compradores internacionais, junto do Exporta Mais Brasil e da Anfacer, e de oito jornalistas e formadores de opinião de África do Sul, Argentina, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos e Itália, com o propósito de divulgar o potencial do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro no exterior.    

Em sua 22ª edição, a Expo Revestir é um dos principais pontos de encontro dos profissionais de revendas, construtoras, arquitetura e design de interiores, além de ter se consolidado entre as três mais importantes feiras mundiais do segmento. Apresentando as últimas tendências em design, tecnologia e sustentabilidade para o setor, a Expo Revestir acolherá este ano 215 expositores de cerâmicas, metais, louças sanitárias, rochas ornamentais, madeiras, mosaicos, peças cimentícias, laminados, vítreos e maquinários.

Na ocasião, por meio da assinatura de uma declaração conjunta, os presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da Anfacer, Maurício Borges, vão reforçar a parceria para promover as vendas internacionais do setor via Ceramics of Brazil. No último biênio, as mais de 50 empresas apoiadas pelo projeto exportaram quase US$ 880 milhões, tendo como principais mercados-alvo os Estados Unidos e países latino-americanos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. “Para ampliar a participação das exportações brasileiras do setor nos mercados internacionais, é fundamental agregar valor à oferta nacional por meio de alguns diferenciais. Assim, investir em elementos como sustentabilidade e design podem tornar a indústria de revestimentos cerâmicos ainda mais competitiva mundialmente”, destaca Viana.

O Brasil é hoje um dos protagonistas mundiais do revestimento cerâmico. É o 5º maior exportador e vende para mais de 110 destinos, entre os quais África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Panamá e Reino Unido. Além disso, é o 2º maior mercado consumidor e o 3º produtor de revestimentos cerâmicos do mundo, com produção concentrada em São Paulo e Santa Catarina. É também um dos poucos que detém o manejo dos dois processos produtivos do setor, produzindo por vias úmidas e, principalmente, pela chamada via seca - em que não há água na mistura dos componentes e a queima da cerâmica é mais rápida, o que torna o processo mais sustentável. 

Sobre o Ceramics of Brazil 

Criado em 2001, o Ceramics of Brazil é o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, promovido pela Anfacer em parceria com a ApexBrasil. O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seus esforços de inserção no mercado internacional. Entre as ações, estão a inteligência comercial e a promoção e a participação em feiras e eventos internacionais. 

O projeto representa quase a totalidade das empresas brasileiras do setor e seus destinos de exportação, vendendo para 110 países em todos os continentes. A participação das empresas apoiadas pelo projeto no valor total exportado pelo setor já chegou a alcançar impressionantes 96,7%. Em 2023, essa proporção foi de 88%.

Sobre o Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações brasileiras a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia, em todas as regiões do país. Por meio do programa, empresas nacionais têm a oportunidade de se reunir com compradores estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.  

Em 2023, com investimento de R$ 5 milhões, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos, entre os quais móveis, pescados, calçados, cafés robustas amazônicos e audiovisual. O programa movimentou, ao todo, R$ 275 milhões em negócios e promoveu 3.496 reuniões de negócios entre 143 compradores internacionais de 41 países e 487 empresas brasileiras. 

Em 2024, o programa visitará os outros 14 estados do país e retornará ao Ceará e a São Paulo, contemplando mais 15 setores produtivos. A primeira rodada será dedicada ao setor de revestimentos cerâmicos, na capital paulista; já a segunda, ao de couros e curtumes, em São Luís, entre os dias 2 e 5 de abril. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — América Central e Caribe
Setor de Exportação: Casa e Construção
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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