É com profundo pesar que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acompanha os efeitos devastadores das recentes chuvas no Rio Grande do Sul. Neste momento de grande dor e dificuldade, expressamos nossas sinceras condolências às famílias que perderam seus entes queridos e suas conquistas de anos devido a essa tragédia.
O Rio Grande do Sul, reconhecido como uma potência em vários setores da economia, contribui significativamente para nossos resultados nas exportações, tanto de produtos do agronegócio quanto de produtos manufaturados.
De janeiro a abril de 2024, 1.186 empresas do estado foram atendidas pela ApexBrasil, o que corresponde a mais de 10% do total de atendimentos. São companhias dos mais diversos setores industriais, como as de couros, calçados e móveis, e do agronegócio, como vinhos, arroz, frutas e proteína animal.
Só neste ano, a Agência já capacitou 446 empresas iniciantes nas exportações, e atendeu empresários de 167 municípios do Rio Grande do Sul. Muitos deles estão entre os 336 que decretaram estado de calamidade pública em decorrência das enchentes.
Além dos eventos cancelados e dos prejuízos materiais, reconhecemos que o verdadeiro custo dessa catástrofe é o irrecuperável: as vidas perdidas e os lares destruídos. Não há palavras que possam aliviar a dor que tantos estão enfrentando neste momento.
A ApexBrasil, que tem muitos colaboradores gaúchos, presta solidariedade aos colegas e a todos os afetados, acompanhando de perto os desdobramentos da devastação no Rio Grande do Sul. A Agência avaliará medidas a serem tomadas para apoiar o estado nesse momento difícil.
Que haja força, solidariedade e prontidão para reconstruir o que foi perdido e ajudar aqueles que mais precisam neste momento de adversidade.