Exportações de couro do Brasil cresceram 12,5% em 2024, ultrapassando US$ 1,2 bilhão

13/01/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Autor da notícia: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)

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Exportações de couro do Brasil cresceram 12,5% em 2024, ultrapassando US$ 1,2 bilhão

Descrição da imagem: Couro brasileiro vermelho em camadas.

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Brazilian Leather é grande incentivador das exportações de couro, projeto do CICB em parceria com ApexBrasil 

O couro do Brasil encerrou o ano de 2024 com um balanço positivo nas exportações – tanto em números quanto em avanços nas principais demandas de tecnologia, conformidade e sustentabilidade do setor. O total remetido ao mercado externo alcançou US$ 1,26 bilhão, representando um aumento de 12,5% em relação a 2023. Em metros quadrados, o crescimento foi ainda maior: 22,3% acima do ano anterior. Em peso, o total exportado foi 38,8% superior em toneladas. O incentivo às exportações de couro do Brasil é apoiado pelo Brazilian Leather, projeto do CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

De acordo com José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), os números devem ser celebrados pelo setor, mas os principais avanços de 2024 vão além das estatísticas, envolvendo a operação da cadeia do couro no país. 

O ano foi crucial para nós. Atuamos incessantemente nas pautas de conformidade, rastreabilidade e barreiras alfandegárias, alcançando resultados que nos permitem crescer ainda mais em 2025.
José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)

Bello destaca alguns dos principais avanços que passaram pela participação ativa do CICB: a construção do Guia CICB de Matéria-prima (um passo a passo de como obter dados de origem de peles no país), o lançamento, pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, e a eliminação da exigência de Certificado Sanitário pelo Vietnã para couros wet blue do Brasil.

Na avaliação dos mercados, o panorama final das exportações de 2024 apresenta insights importantes para os próximos anos. Crescimentos substanciais no Vietnã (+69,8% em valores em relação a 2023, consolidando-se como o quarto principal destino) e no México (+26,3%, quinto maior importador) indicam a tendência de diversificação de mercados da produção e manufatura. O principal cliente do Brasil, a China, também apresentou uma ascensão relevante no balanço final: +26,9% em valores (ou +20,8% incluindo Hong Kong na apuração).

Para 2025, Bello reafirma o compromisso do setor de couros com novas tecnologias e processos que favoreçam a sustentabilidade e atendam às demandas de clientes e regulamentações internacionais.  Sobre o tema, o CICB organizará, no dia 19 de março, durante a Fimec, o Fórum CICB de Sustentabilidade, com a pauta central Análise de Ciclo de Vida na Indústria do Couro.

Estamos sempre atentos ao que o mercado exige e às tendências futuras. Devemos dar uma atenção especial à avaliação do ciclo de vida, que tem ganhado cada vez mais força entre os clientes do couro, já impactando a cadeia e as exigências feitas aos fornecedores de materiais.
José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)

 

Sobre o Brazilian Leather

Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 

 

Sobre o CICB

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Couros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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