Webinar TechMakers: Impulsionando Parcerias Tecnológicas e Inovação Global

Webinar TechMakers: Impulsionando Parcerias Tecnológicas e Inovação Global

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O evento teve como objetivo informar como empreendedores brasileiros podem receber subvenção para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I) com um parceiro internacional

Em 2 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil), por meio do seu programa TechMakers em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), promoveu o Webinar TechMakers Brasil-Suíça & Finlândia. O evento teve como objetivo informar como empreendedores brasileiros e internacionais podem receber subvenção parcial para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I)

Clique aqui para assistir a gravação completa.

TechMaker

O TechMaker, desenvolvido desde 2019 pela Embrapii em parceria com a ApexBrasil, é uma plataformaque, por meio de acordos internacionais com agências de inovação globais, a Embrapii e suas congêneres alocam recursos para apoiar projetos de PD&I. Sergio Rossi, analista da ApexBrasil que conduziu o webinar, explicou o funcionamento do projeto, destacando o papel de promover a parceria entre empresas e o mercado internacional.

“Nosso papel é promover as Chamadas Internacionais e facilitar o matchmaking entre as empresas e o mercado internacional, e vice-versa, porque, às vezes, empresas internacionais possuem soluções incríveis que carecem de um parceiro no mercado nacional. Até o momento, essa colaboração entre a Embrapii e a Agência tem sido muito bem-sucedida, com mais de 17 projetos no âmbito da cooperação internacional já aprovados”, elucidou.

Ana Paula Podcamen, representante da Embrapii, também teve participação destacada, elucidando o propósito do projeto: permitir que empresas brasileiras dividam os custos e riscos ao investir em projetos tecnológicos compartilhados.

“O financiamento da Embrapii é tripartite, significando que os custos são divididos, a empresa paga menos do que pagaria isoladamente. Uma vez que o empresário identifica uma unidade Embrapii adequada para colaboração, e há compatibilidade com o produto a ser desenvolvido, a instituição entra em ação para credenciar a proposta. Se a empresa for pequena, contamos com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que pode financiar até 70% da contrapartida da empresa”, esclareceu a convidada.

Outro destaque do webinar foi a participação do empresário Victor Calvi, fundador da empresa Dyagnoys Health, que compartilhou sua experiência de sucesso no mercado suíço, usufruindo do modelo de cooperação internacional.

"A internacionalização de uma startup requer uma visão global, indo além de um mercado específico. Ao preparar minha startup para a expansão além das fronteiras do Brasil, deparei-me com o edital TechMaker Brasil-Suíça, que me ajudou no mercado internacional. Encorajo todos a explorar parcerias suíças, finlandesas e além”, disse o empresário.

O empreendedor ainda ressaltou a importância de obedecer aos prazos do edital. “No entanto, é crucial não deixar tudo para a última hora, pois podem surgir imprevistos. Felizmente, recebemos apoio na submissão do projeto, em parte graças à ApexBrasil, uma agência nacional excepcionalmente competente e dedicada a auxiliar empreendedores na internacionalização, sempre disponível e comprometida”, finalizou.

Assim como no Brasil, a Suíça e a Finlândia possem instituições que apoiam seus empresários em projetos de desenvolvimento tecnológicos. A Swiss Innovation Agency (Innosuisse) apoia os negócios suíços enquanto a Business Finland apoia os negócios finlandeses.

Clique aqui para saber sobre as regras de financiamento da Innosuise.

Clique aqui para saber sobre as regras de financiamento da Business Finland.

Por fim, os participantes do webinar puderam saber em quais áreas os projetos tecnológicos estão sendo mais requisitados e considerados prioritários. Confira: Na quinta chamada suíça, aberta até setembro, terão prioridade projetos voltados para:

• Biotecnologia,

• Tecnologia médica;

• Tecnologia de saúde;

• Tecnologia agrícola;

• Tecnologia alimenta;

• Bioeconomia;

• Economia circular;

• Tecnologia climática;

• Sustentabilidade;

• Tecnologia limpa;

• Energia limpa e água.

Na primeira chamada finlandesa, de fluxo contínuo, terão prioridade projetos voltados para:

• Economia circular,

• Bioeconomia;

• Energia limpa;

• Descarbonização;

• Mineração sustentável.

Sobre a Embrapii

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.

A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.

Sobre a Innosuisse

A agência suíça promove inovação baseada na ciência no interesse da economia e da sociedade na Suíça. Apoia a parceria entre a academia e o mercado com projetos de inovação, networking, treinamento e coaching, estabelecendo as bases para startups suíças bem-sucedidas, bem como produtos e serviços inovadores por PMEs e outras organizações inovadoras.

Sobre a Business Finland

A Business Finland é uma organização do setor público finlandês que oferece financiamento de inovação e serviços de internacionalização, além de promover o turismo e os investimentos na Finlândia. A organização promove a colaboração entre empresas e grupos de pesquisa, para que novos empreendimentos possam se desenvolver em ecossistemas de negócios internacionais.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: