Na próxima semana, ApexBrasil organiza a participação de 123 startups brasileiras no Web Summit Rio 2025. Em parceria com o Sebrae, missão vai promover encontros com investidores internacionais
A participação em missões de internacionalização tem se mostrado um ponto de virada para o crescimento das startups brasileiras. Ao participarem de eventos globais de inovação, essas empresas ganham não apenas visibilidade internacional, mas acesso direto a investidores, novos mercados e redes estratégicas que aceleram sua evolução. É nesse contexto que a Missão Web Summit Rio 2025, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pretende impulsionar ainda mais o posicionamento do Brasil como protagonista no ecossistema global de tecnologia.
O Brasil conta hoje com mais de 19 mil startups, segundo o Observatório Sebrae Startups. A maioria delas ainda se encontra em fases iniciais: 23,34% em fase de ideação e 33,65%, em validação. Outros 26,76% estão na fase de tração, que é caracterizada pelo crescimento e ganho de maturidade do negócio. A partir dessa fase, as startups que conseguem se manter no mercado entram na etapa de crescimento e escala, com foco em ampliar a base de clientes, consolidar o modelo de negócio e expandir o mercado. Segundo o Observatório, 16,2% das startups brasileiras estão em fases de crescimento e escala.
A participação em eventos internacionais faz toda a diferença nessa trajetória. “A experiência com interlocutores internacionais – como o que ocorre no Web Summit – permite que essas empresas testem suas soluções em outros contextos, construam parcerias estratégicas e estruturem seus modelos de negócios com foco em escalabilidade”, explica Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.
Outro levantamento realizado pelo Observatório Sebrae Startups, desta vez com 84 startups que participaram do Web Summit Lisboa em 2022 e 2023, revelou que 46% das empresas abriram filiais internacionais em países como Portugal, Estados Unidos e Países Baixos, e 72,3% conquistaram novos clientes após a missão. Além disso, 84,6% das startups atribuíram essas conquistas diretamente à participação nos eventos, evidenciando o papel estratégico da exposição global.
O estudo mostra ainda que mais de R$ 9 milhões foram faturados a partir de negócios iniciados durante o Web Summit, sendo R$ 1,4 milhão em receitas recorrentes. Para muitas startups, a missão também representou o ponto de partida de um novo ciclo de crescimento e inovação: 74% decidiram investir com recursos próprios em eventos internacionais posteriormente. "Missões como essa não apenas abrem portas para o mercado internacional, mas também promovem uma transformação no mindset dos empreendedores. Eles passam a ver o mundo como mercado-alvo e se preparam para competir globalmente", destaca Maria Paula Velloso.
Missão Web Summit Rio 2025
Neste ano, a Missão Web Summit Rio 2025, organizada pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, reunirá 123 startups brasileiras entre os dias 27 e 30 de abril, durante o maior evento de tecnologia da América Latina. O Web Summit Rio 2025 será realizado na capital carioca e deverá receber cerca de 34 mil participantes de mais de 100 países.
“Organizamos essa missão para conectar o talento brasileiro ao que há de mais avançado em tecnologia e investimento no mundo. É uma ação estratégica para mostrar que o Brasil tem força e capacidade para competir no cenário global com soluções inovadoras”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Com foco em negócios inovadores de base tecnológica e soluções escaláveis, a missão selecionou startups de diferentes segmentos, como saúde, tecnologia da informação, agronegócio, educação, alimentos e bebidas, design, turismo, cosméticos, marketing, desenvolvimento humano, entre outros. “As startups terão a chance de apresentar suas soluções em pitches para investidores internacionais, participar de mentorias, acessar conteúdos estratégicos e integrar redes globais de inovação”, explica Maria Maria Paula Velloso. Além disso, 20 empresas farão parte do programa Exporta Mais Brasil: edição Inovação, que ocorrerá dentro do Web Summit Rio 2025, com foco em conexões com aceleradoras e fundos de investimento de sete países.
Um dos diferenciais dessa missão foi o compromisso com a diversidade e inclusão: 35 empresas vêm das regiões Norte e Nordeste, 58 são lideradas por mulheres e 25 têm origem em favelas ou comunidades urbanas. “O grupo reflete o potencial inovador que emerge de diferentes realidades brasileiras”, completa Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.
Inovação na área de saúde mental e emocional
A startup paulista BeHeart, liderada por Roberta Moreira Lima – fundadora e CEO –, é uma das empresas brasileiras selecionadas para a Missão Web Summit Rio 2025. Com soluções inovadoras para a saúde mental e emocional, a BeHeart se destaca por utilizar inteligência artificial e biofeedback acessível para promover o desenvolvimento humano.
"Na BeHeart, usamos a tecnologia para conectar as pessoas com a inteligência do próprio coração", afirma Roberta. O app da startup capta os ritmos cardíacos com o dedo na câmera do celular e, em tempo real, mostra a transição do estresse para um estado de equilíbrio. A IA, batizada de Heart, atua como uma mentora digital que oferece dicas personalizadas para o bem-estar, enquanto a gamificação torna o autocuidado uma experiência divertida e recompensadora. “É como ter um guia pessoal de bem-estar no seu bolso, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar”, lembra.
“Quando o coração e o cérebro estão em sincronia, em um estado chamado coerência cardíaca, experimentamos uma série de benefícios, como a redução do estresse, da ansiedade e da depressão. Nossos estudos mostram uma redução de até 56% na autopercepção de depressão e 46% na autopercepção de ansiedade em apenas 6 semanas com o uso do BeHeart”, comemora Roberta Lima.
A empresária conta que a meta inicial é inserir o app no mundo corporativo. “Nosso objetivo inicial é atender organizações, ajudando empresas a se adequarem à NR-1, norma que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, e a promoverem o bem-estar de seus colaboradores”.
A presença da BeHeart no Web Summit é vista como uma grande oportunidade. “É uma chance de mostrar nossa inovação para o mundo e de nos conectarmos com parceiros que compartilham nossa visão de um futuro mais saudável e feliz”, destaca a CEO. Segundo ela, as expectativas com o evento são altas: conquistar novos parceiros e investidores alinhados com o propósito da empresa, encontrar empresas interessadas em validar o app por meio de provas de conceito e expandir a atuação para o exterior.
Além de levar uma solução inovadora em saúde emocional ao Web Summit, a BeHeart também representa um avanço importante na diversidade do ecossistema de inovação. “Ser líder de uma startup em um ambiente predominantemente masculino tem sido um desafio, mas também uma grande oportunidade de inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos”, diz Roberta. Finalista no Women in Tech do Insper e apontada como uma das 15 fundadoras mais influentes do mundo pelo Aurora Tech Award, ela percebe e comemora o crescimento da liderança feminina no mundo das startups.
Educação corporativa personalizada
Já a startup cearense Eduvem, que também está entre as selecionadas para a Missão Web Summit Rio 2025, é especializada em educação corporativa por meio de soluções tecnológicas. Com sede no Brasil e presença em Portugal, a empresa oferece uma plataforma LMS (Learning Management System) que permite a criação de universidades corporativas personalizadas, com recursos avançados de produção de conteúdo por inteligência artificial e avatares customizados.
"Somos uma startup de educação corporativa. Estamos no Brasil e em Portugal. A empresa tem pouco mais de cinco anos e já temos essa parceria com a Apex há mais de três", conta Tiago Faria, fundador e CTO da Eduvem. A trajetória da startup no Web Summit também demonstra sua evolução. "Participamos do Web Summit Rio em 2023 como Alpha, em 2024 como Beta, e agora em 2025, com orgulho, a gente vai como Growth", comemora.
A Eduvem se destaca por sua flexibilidade. Atende diferentes setores, de educação e saúde à construção civil. Entre os principais cases, está o Sebrae Flix, plataforma inspirada na Netflix, voltada ao empreendedorismo. "O projeto ficou lindo. A usabilidade está excelente, a cara do projeto ficou maravilhosa", relata Tiago. A empresa também já atendeu grandes marcas como Coca-Cola, IBM e Vetanco, com quem está desenvolvendo uma versão em espanhol da plataforma.
Com visão global desde sua criação, a startup mantém sua base técnica 100% em inglês e já opera com tecnologia preparada para múltiplos idiomas, com previsão de expansão para o francês ainda este ano. “Montamos a empresa para ser uma multinacional e, em 2023, a gente começou nossa expansão com escritório em Portugal. Esse ano queremos consolidar Portugal e, no ano que vem, avançar para Espanha e Reino Unido. Em paralelo, vamos entrar na América Latina”, afirma.
A participação em eventos internacionais tem sido um diferencial estratégico para a startup. “A gente tem um apreço muito grande pela Apex, todo o apoio da Agência. Os contatos que a gente faz nesses eventos são sempre maravilhosos e nos ajudam a deslanchar a empresa para mais projetos”, conclui Tiago.
SERVIÇO:
Missão Web Summit Rio 2025
Data: de 27 e 30 de abril
Local: Riocentro, no Rio de Janeiro
Informações sobre o Web Summit Rio 2025: https://rio.websummit.com/pt-br/
Mais informações sobre a Missão Web Summit Rio 2025: imprensa@apexbrasil.combr