Restrições às pedras sintéticas podem impulsionar Brasil no papel de fornecedor de gemas naturais

07/06/2024
Notícias da Indústria e Serviços
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Precious Brazil acredita que Brasil será fortalecido como exportador mundial de gemas após AGTA GemFair Tucson proibir gemas sintéticas nas feiras a partir de 2025 

Somente em 2022, o Brasil produziu aproximadamente 670 mil de toneladas de gemas. Minas Gerais registrou mais de mil toneladas, conquistando o primeiro lugar em produção. É o que mostra os dados levantados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), divulgados em janeiro de 2024.

Diante desta capacidade de produção e da proibição da exibição de gemas soltas ou joias contendo pedras não naturais em todas as feiras da AGTA GemFair Tucson a partir de 2025, acredita-se que o Brasil pode alcançar novos patamares de exportação mundial. Clarissa Maciel, gerente do Projeto Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), considera que a diversidade e expertise brasileira são grandes aliados no destaque do país no setor. "O Brasil sabe trabalhar as gemas com excelência. Isso porque o lapidário brasileiro aproveita muito bem cada pedra, tornando-a um produto desejável no mercado", avalia Maciel.

Gemas brasileiras em números

Líder mundial na quantidade de produção e na variedade, o Brasil possui o total de 109 gemas, de acordo com Serviço Geológico do Brasil (SGB). Entre elas, existem orgânicas, granadas, olivinas, berilo, topázio, opala e mais Minas Gerais lidera o ranking de exportação de gemas e artefatos, registrando o valor de US$ 102.765.976 (valor FOB) em 2023. a Bahia foi a região que mais exportou diamantes, com um total de US$ 17.342.262 (valor FOB) também em 2023. Em somatória, no último ano, o Brasil exportou o equivalente a US$ 219.754.114 (valor FOB) em gemas e artefatos e a US$ 24.860.373 em diamante. E dentre os países que mais importaram do Brasil, estão Estados Unidos, China - Hong Kong, Tailândia, índia e Alemanha.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Moda — Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: