Crescimento do mercado de luxo, indicado por relatório da McKinsey, indica oportunidades para joias e gemas
Conforme o relatório "State of Luxury: Fashion", da McKinsey, o mercado global de luxo deve continuar a crescer entre 1% e 3% ao ano até 2027. Nos Estados Unidos, o crescimento do setor será mais robusto, com uma taxa projetada de 4% a 6% entre 2025 e 2027, superando o desempenho da China (3% a 5%) e da Europa (2% a 4%).
Diante dessa projeção, empresas participantes do Precious Brazil, projeto do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a ApexBrasil, que visa promover empresas brasileiras no exterior, comentam sobre as estratégias para o ano de 2025.
Acreditamos que o crescimento projetado entre 1% e 3% ao ano até 2027 reflete uma demanda contínua por exclusividade, qualidade e inovação no setor. Em nossa visão, as marcas precisarão investir cada vez mais em diferenciação, sustentabilidade e experiências personalizadas para acompanhar essa evolução. Além disso, a digitalização e o fortalecimento da presença no e-commerce continuam sendo fatores essenciais para impulsionar as vendas e engajar consumidores de alto padrão. A valorização de práticas sustentáveis e de transparência na cadeia de produção também se torna um diferencial competitivo importante para as marcas de luxo”
Luiz Azevedo, da Cruzeiro Mine.
Já Patricia Murad, da marca Andrea Murad, demonstra cautela em relação ao crescimento, mas relata “grandes expectativas para o mercado internacional", com interesse especial nos Estados Unidos.
Segundo o relatório, categorias de luxo, o segmento combinado de joias e artigos de couro irão liderar o crescimento, com projeções de 4% a 6% para o mesmo período.
Sustentabilidade e exclusividade como pilares do luxo
Ainda de acordo com o relatório "State of Luxury: Fashion", a crescente preferência por produtos éticos e rastreáveis reflete a demanda por práticas sustentáveis no setor de joias e gemas. Essa tendência, alinhada à busca por peças exclusivas e de alta qualidade, fortalece o papel das joias como protagonistas no mercado de luxo. Além disso, o desejo por autenticidade e história tem impulsionado a revenda de artigos de luxo, incluindo joias vintage e gemas de segunda mão.
No entanto, o documento alerta sobre a necessidade de plataformas confiáveis que garantam a autenticidade desses itens, uma vez que 20% das conversas sobre revenda ainda giram em torno dessa preocupação. A valorização de peças únicas e o apelo do luxo vintage são uma oportunidade para o mercado de joias investir em soluções que atendam a essa demanda.
Crescimento em mercados emergentes e a expansão do luxo
Em termos geográficos, o Japão, o Oriente Médio e a Índia despontam como regiões de forte expansão em 2025. A Índia, em particular, deverá registrar o maior crescimento, entre 15% e 20%, oferecendo novas oportunidades para marcas que buscam explorar mercados emergentes.
Mudanças no comportamento do consumidor e tendências do luxo
Embora clientes de patrimônio líquido ultra-alto continuem a ser responsáveis por uma parcela significativa dos gastos, o relatório aponta uma mudança nos hábitos de consumo desse público, que agora prioriza experiências, como viagens e hospitalidade, em detrimento de bens pessoais. Essa transformação reforça a importância de criar joias que contem histórias e ofereçam experiências de compra personalizadas e memoráveis.
Além disso, o desejo por novidades e ciclos de tendências mais rápidos desafiam as marcas a atenderem a uma demanda persistente sem comprometer sua identidade. A busca por transparência no fornecimento e produção também será um diferencial competitivo, especialmente no segmento de joias e gemas, onde questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental são cada vez mais relevantes.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e
promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.