Programa da ApexBrasil realizou quase 300 reuniões de negócios entre compradores internacionais e empresários brasileiros. O evento ocorreu em Florianópolis (SC), entre os dias 16 e 19 de setembro
Com foco no setor de casa e construção, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, entre os dias 16 e 19 de setembro, mais uma edição do Exporta Mais Brasil. O evento, sediado em Florianópolis (SC), gerou uma expectativa de R$ 15 milhões em negócios imediatos e para os próximos 12 meses.
Ao longo de quatro dias, foram realizadas 291 reuniões de negócios entre 40 empresárias e empresários brasileiros de seis estados (Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e 13 compradores internacionais de 11 países (China, Rússia, Índia, Emirados Árabes Unidos, Polônia, Armênia, Argentina, Colômbia, Moçambique, Angola e África do Sul).
“É nesse diálogo próximo, frente a frente, entre quem tem interesse em comprar e quem tem produtos e serviços de qualidade para oferecer, que se baseia o programa Exporta Mais Brasil. Por isso ele traz resultados tão positivos a cada edição”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante a cerimônia de abertura da rodada do programa, no seminário Diálogos Exporta Mais.
“Com o setor de casa e construção não poderia ser diferente. É um setor muito interessante, que tem muita capilaridade, que emprega muito, que distribui muito recurso quando vende. Isso nos interessa bastante porque significa geração de empregos e vida melhor para os brasileiros”, completou Viana.
Essa edição do Exporta Mais Brasil foi realizada em parceria com a Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com o SEBRAE SC. Das empresas brasileiras participantes, 50% são lideradas por mulheres. “Essa é uma conquista muito importante para a Apex, que vem trabalhando para implementar e disseminar a equidade de gênero no mundo dos negócios, e para o país, que ganha com o desenvolvimento mais igualitário e com a melhoria da qualidade de vida para as mulheres”, ressaltou Jorge Viana.
Oportunidades de negócios
Durante quatro dias, as empresas brasileiras do setor e os compradores internacionais participaram de uma intensa agenda de debates, rodadas de negócios e de visitas técnicas para conhecer o Observatório FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e os Sistemas Embarcados do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina).
“Foi um prazer participar desse evento. A gente pôde compartilhar um pouco das nossas vivências no comércio exterior e falar do apoio da ApexBrasil nessa jornada, que tem sido fundamental com as missões, os projetos setoriais e com as rodadas de negócios. Acredito que toda empresa exportadora tem muitas dificuldades e nós contamos com uma ferramenta fantástica que é a ApexBrasil e todos os instrumentos que ela nos dispõe”, ressaltou Elaine Setti, gerente de Vendas da Krona Tubos e Conexões.
Um dos compradores internacionais, Kamal Rathi, da empresa indiana Entreluxe, fez questão de elogiar o evento. “Estou feliz em me encontrar com a população local, de conhecer os produtos do Brasil. Sinto que podemos fechar bons negócios com empresas brasileiras”.
Por meio de convênios com entidades representativas de setores de casa e construção, a ApexBrasil tem atendido empresas dos segmentos de iluminação, móveis, refrigeração, revestimentos cerâmicos, serviço de arquitetura, rochas ornamentais e plásticos. Em 2023, esses projetos setoriais atenderam ao todo 688 empresas, sendo 525 empresas exportadoras, gerando US$ 1,74 bilhões em exportação.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil com o objetivo de potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia, de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
O programa completou um ano no último dia 18/8 e os números são notáveis. Desde agosto de 2023, foram realizadas 5.145 rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras, gerando uma expectativa de R$ 469 milhões em negócios. Ao todo, 738 empresas já foram beneficiadas.