Encontro considerado o principal evento de inovação aberta da América Latina trouxe discussões interessantes ao ecossistema de Corporate Venture Capitals
Nos dias 29 e 30 de outubro, São Paulo sediou a 8ª edição do Corporate Venture in Brasil, evento que reuniu investidores, empreendedores e executivos para debater as principais tendências e desafios no universo do Corporate Venture Capital (CVC). Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Global Corporate Venturing (GCV), o encontro trouxe ao Brasil palestrantes de renome para discutir o papel de CVCs como motores de inovação e sustentabilidade, e explorar as perspectivas de investimento no país.
Um dos destaques do encontro foi a palestra de Andrew Ng, cofundador da Coursera e referência mundial em inteligência artificial (IA). Ng esteve pela primeira vez no Brasil e abordou o impacto da IA como uma ferramenta revolucionária, capaz de transformar setores inteiros. Ele ressaltou a necessidade de um desenvolvimento ético da tecnologia e explicou como a IA tem sido utilizada para otimizar processos e inovar em produtos e serviços, pontuando que o uso responsável deste recurso pode ser fundamental para avanços significativos na sociedade.
Além de Ng, outros nomes de peso marcaram presença no evento. Dong-Su Kim, CEO da LG Technology Ventures, também esteve presente no Corporate Venture in Brasil 2024 e destacou em seu painel o potencial do Brasil como um mercado promissor para o capital de risco, diante de sua combinação de inovação e riquezas naturais. Outro nome relevante a participar como palestrante no evento foi Phoebe Wang, sócia do Amazon Climate Pledge Fund, que falou sobre os investimentos da Amazon em soluções sustentáveis para reduzir as emissões de carbono, reforçando o compromisso da empresa com um futuro mais verde.
O evento incluiu painéis, workshops e pitch sessions, onde startups brasileiras puderam apresentar suas ideias a investidores. E dentre as principais tendências em termos de busca por novas soluções, destacou-se a temática da transição energética, na busca contínua por soluções que promovam energia limpa. Paula Rizzi, da Suzano Ventures, destacou que a empresa aprovou investimentos no montante de 70 milhões de dólares para investir em startups em early stage. A empresa está buscando startups que os auxiliem a avançar tecnologicamente em relação às quatro verticais prioritárias da empresa, que incluem uso de biomassa para produzir novos biomateriais, produção de embalagens sustentáveis e soluções para as emissões de carbono.
Os investimentos feitos por meio de Corporate Ventures Capitals permitem que, ao invés de apenas desenvolver ou aprimorar um produto, serviço ou processo, seja possível criar um negócio dentro da empresa, explorando mercados e nichos diferentes daquele em que ela tradicionalmente atua.
"Ficamos muito contentes com a entrega da 8ª edição do Corporate Venture in Brasil. Tivemos um recorde no número de investidores estrangeiros participantes, mais de 350 reuniões facilitadas pela ApexBrasil com fundos e startups do Brasil, além de um público que ultrapassa 650 pessoas no evento principal e atividades paralelas. Apesar do desafio de execução, o CV in Brasil já se consolidou como a principal plataforma da América Latina para o desenvolvimento das atividades de CVC e foi muito gratificante ter sido parte dessa entrega, principalmente com todo engajamento da equipe Apex. Já estamos ansiosos para a edição de 2025, que está com data marcada", disse Sergio Gustavo Rossi, analista da ApexBrasil e responsável pela organização do evento.
O evento foi encerrado com a 3 ª Edição da premiação Corporate Venture in Brasil Awards, que reconheceu empresas como Unifique Tech Ventures, Banco do Brasil Ventures e Eurofarma Ventures em categorias de destaque, reforçando a importância do CVC no desenvolvimento econômico do país. Com um ambiente vibrante e propício para networking, o Corporate Venture in Brasil 2024 reafirmou-se como uma plataforma essencial para impulsionar o cenário de inovação e investimento no Brasil.
"Ao longo dos anos, temos visto que o mercado de CVC no Brasil tem evoluído significativamente, impulsionado pelo interesse das corporates em apostar em novas tecnologias e teses de inovação para aumentar seus retornos estratégicos e financeiros. Para nós, da EloGroup, atuar na pesquisa do prêmio Corporate Venture in Brazil Awards 2024 é uma oportunidade de estar ainda mais próximos deste ecossistema vibrante e contribuir com o seu crescimento e consolidação", concluiu Jaime Frenkel, sócio da EloGroup.