Exportações de frutas brasileiras crescem 27% no primeiro semestre de 2025

20/08/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Exportações de frutas brasileiras crescem 27% no primeiro semestre de 2025

Descrição da imagem: Canary yellow melons in crate loaded on truck from the farm. Transport melons from the plantation. Sunny day.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Fruticultura brasileira fecha o primeiro semestre com resultados expressivos e mira novos recordes até o fim do ano

As exportações brasileiras de frutas seguem em expansão e devem atingir, em 2025, uma das maiores marcas da história. Apenas no primeiro semestre, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, gerando US$ 583 milhões em receita.

O resultado do período apontou um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor quando comparado com o mesmo período do ano passado. O desempenho mostrou o esforço do Frutas do Brasil, projeto de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para abrir novos mercados e mesas de negociações internacionais e melhorar a cadeia logística voltada à exportação por parte do setor privado de logística e exportadores.

Entre janeiro e junho, algumas frutas se destacaram em crescimento percentual. O melão foi a fruta mais exportada pelo Brasil, com 118 mil toneladas e alta de 19,74%. Em segundo lugar, o limão surpreendeu com 107 mil toneladas enviadas ao exterior, mantendo a crescente presença no mercado europeu.

A manga aparece na terceira posição, com 88 mil toneladas (+9,54%), mesmo enfrentando concorrência do mercado interno. Já a melancia teve um dos principais resultados do período, com crescimento de quase 76% do volume enviado para o exterior.

O segundo trimestre consolidou a retomada do crescimento, apesar do avanço já identificado nos primeiros três meses do ano. Entre abril e junho, a demanda internacional maior esteve junto à colheita de inverno, equilibrando a oferta e a demanda.

Os resultados demonstram que as estratégias estabelecidas no projeto setorial Frutas do Brasil visando ao aumento das exportações foram corretas. É importante lembrar que o apoio da ApexBrasil nas ações também foi decisivo. O grande desafio para o setor agora é gerenciar o possível aumento das tarifas para os EUA, terceiro maior mercado para as frutas brasileiras exportadas.
Jorge de Souza, gerente técnico da Abrafrutas

Perspectivas para o segundo semestre

O Brasil se prepara para um segundo semestre desafiador enquanto olha para o ano de recordes nas exportações de frutas. Isso porque, historicamente, a segunda parte do ano concentra o maior volume das exportações brasileiras. Frutas como uva, manga e melão atingem a maturação plena entre os meses de setembro e dezembro, período que também coincide com o aumento da demanda no Hemisfério Norte em razão do verão e das festas de fim de ano. Segundo o gerente técnico da Abrafrutas, o setor quer exportar e há demanda dos importadores, mas ainda é preciso resolver divergências que podem atrapalhar esse ciclo virtuoso de geração e distribuição de renda.

 

Sobre o Frutas do Brasil

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

 

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Frutas
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: