No dia 19 de fevereiro, a equipe do Escritório ApexBrasil no Sudeste, composta por Márcia Nejaim, Silvio Torres, Renato Lustosa e Vinícius Wakamatsu esteve presente no segundo dia da MARMOMAC Brasil. A feira é a maior do mundo no setor de pedras naturais e teve sua primeira edição em São Paulo, reunindo toda a cadeia produtiva das rochas ornamentais, além de apresentar inovações em tecnologias, máquinas e ferramentas. Um grande destaque da feira foi o projeto comprador do projeto setorial It's Natural - Brazilian Natural Stone, organizado em parceria da ApexBrasil com o Centrorochas. O projeto contou com a vinda de 14 compradores de diferentes países, 7 especificadores (arquitetos/designers) e 4 jornalistas que participarão do projeto imagem para apresentação da diversidade brasileiras das rochas naturais. Essas negociações ocorreram em um momento estratégico para o setor, que em 2024 registrou US$ 1,26 bilhão em exportações, um crescimento de 12,7% em comparação ao ano anterior. O Espírito Santo, estado de origem das empresas participantes, foi responsável por 82,3% desse total.
O planejamento para o ano que vem é dobrar o tamanho do espaço para a segunda edição. A feira passará a integrar o calendário nacional de eventos no Brasil. De acordo com Tales Machado, presidente do Centrorochas, a primeira edição do evento em solo nacional foi um grande sucesso e a expectativa é que seja ainda melhor no ano que vem. "Recebemos mais de 60 países do mundo mostrando a atratividade do setor de rochas naturais do Brasil. Como primeira edição, já temos todas essa atratividade, tenho certeza que muitas histórias boas vêm pela frente. A ApexBrasil despertou em nós que o foco precisa ser em quem especifica, quem decide, e muitas dessas pessoas não tinham conhecimento sobre os materiais."
Highlights: Rodada de Negócios na Marmomac Brazil
• 264 reuniões programadas entre empresas brasileiras e compradores internacionais.
• 14 compradores internacionais de 12 empresas provenientes de 8 países: Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos.
• 22 empresas brasileiras participantes, todas sediadas no Espírito Santo, maior estado exportador de rochas naturais do Brasil.
• Exportações brasileiras de rochas naturais atingiram US$ 1,26 bilhão em 2024, com crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior.
• O Espírito Santo foi responsável por 82,3% das exportações nacionais de rochas naturais em 2024.
• Reuniões com duração aproximada de 30 minutos, focadas na criação de parcerias comerciais e fechamento de contratos.
• Ação promovida pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, com o apoio do Centrorochas e da ApexBrasil