ApexBrasil e ABF renovam parceria para a internacionalização das franquias brasileiras

ApexBrasil e ABF renovam parceria para a internacionalização das franquias brasileiras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Convênio do projeto Franchising Brasil vai aportar cerca de R$ 3,8 milhões para ações de internacionalização das redes brasileiras de franquias no biênio 2024-2026. A renovação foi assinada nesta quinta-feira (8), em São Paulo, durante evento do setor  

 

Cerca de R$ 3,8 milhões para promover o modelo de negócios das franquias brasileiras nos principais mercados internacionais. Buscando garantir esse investimento no setor, foi assinada, nesta quinta-feira (8), a renovação do projeto Franchising Brasil, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).   

A assinatura aconteceu no âmbito do evento Pós-NRF 2024, em São Paulo, organizado pela ABF. O encontro compartilhou, com o público brasileiro, tendências e insights apresentados em janeiro durante a National Retail Federation Big Show 2024, a principal feira de Varejo & Consumo do mundo, em Nova York. Além disso, franqueadas do Brasil contaram experiências bem-sucedidas de internacionalização de suas marcas.  

Entre os presentes, estavam o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o diretor de Gestão Corporativa da Agência, Floriano Pesaro, além do presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e do gestor da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussn. Gestores das principais redes de franquias do país também compareceram à Pós-NRF 2024.  

 “O franchising alimenta a economia brasileira e gera empregos, renda e qualificação profissional no país. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade. Esperamos ver em 2024 mais um crescimento do setor na casa de dois dígitos e muito estímulo para que mais franquias sejam abertas em todo o Brasil, impulsando as exportações brasileiras”, disse o presidente Jorge Viana, na ocasião.  

No próximo biênio, o aporte financeiro do projeto Franchising Brasil buscará viabilizar iniciativas estruturantes e de comunicação, promoção e feiras internacionais, alinhadas com as diretrizes estratégicas da Agência. Entre elas, agendas ESG, inclusão e diversidade no franchising, além de atenção prioritária ao desenvolvimento internacional de franquias originárias do Norte e Nordeste.    

A meta é atingir 180 empresas apoiadas e ampliar para 1.190 o número de operações internacionais de marcas brasileiras apoiadas ao final de 2025, tendo Estados Unidos, Panamá, México, Chile, Colômbia, Paraguai, China e Emirados Árabes Unidos como mercados prioritários. 

 O mercado de franquias brasileiras 

De acordo com a ABF, em 2023 o mercado de franquias brasileiro faturou mais de R$ 240 bilhões, com crescimento de 13,8% em relação a 2022, e gerou cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. O segmento de alimentação (food service) apresentou o melhor desempenho da lista, seguido de saúde, beleza e bem-estar e de hotelaria e turismo.   

 Chilli Beans, Grupo Boticário, Localiza e Kumon Instituto de Educação são algumas das marcas brasileiras amplamente franqueadas no país e no exterior, com o apoio do projeto Franchising Brasil. Entre os principais mercados de operação das franquias do Brasil estão EUA, Portugal, Paraguai, Bolívia e Colômbia, seguidos por Chile, Uruguai, Mexico, Argentina e Espanha. 

Sobre o Franchising Brasil 

Em vigor desde 2005, o projeto Franchising Brasil visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Até 2023, foram apoiadas 178 marcas de franquias brasileiras em diferentes níveis de maturidade internacional e dos mais variados segmentos, incluindo moda, beleza e saúde, alimentação e serviços.  

Durante esse período, o projeto celebrou resultados consistentes, consolidando a internacionalização de franquias brasileiras. Em 2005, o Brasil possuía apenas 50 franquias internacionalizadas, ao passo que em 2022, esse número saltou para 213, o que representa um crescimento de 326%.    

 Sobre a ApexBrasil    

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Inteligência — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — América Central e Caribe — Oriente Médio — Eurásia
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: