O Brasil é o 6º maior fornecedor de alimentos e bebidas para a Índia. Em 2021, o Brasil exportou USD 872,8 milhões para o país.
De 14 a 16 de setembro, oito empresas brasileiras participam de uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Índia e uma das mais importantes do Sudeste Asiático: a Annapoorna Anufood India 2022. A participação brasileira é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Além de rodadas de negócios com os principais importadores de alimentos e bebidas indianos, a feira também conta com competições culinárias e masterclass com chefs renomados. Participam da ação as empresas: Agrícola Ferrari LTDA, AHL Distribuidora SA, ALM Brazil Trading, Arbaza Alimentos, Coperaguas Cooperativa Agroindustrial, Petruz Açaí, Samerica Trade Serviços Comércio Exterior LTDA e Tropicool Brasil LTDA.
O Brasil é o 6º maior fornecedor de alimentos e bebidas para a Índia. Em 2021, o Brasil exportou USD 872,8 milhões para o país. Contudo, há possibilidade de expansão da corrente de comércio, mesmo considerando a distância do mercado. A Argentina, por exemplo, é o 3º maior fornecedor, atrás apenas da Indonésia e Malásia, e exportou USD 3,2 bilhão para o mercado indiano.
A Índia é um mercado estratégico para o Brasil devido ao crescimento populacional e a demanda crescente por alimentos. Segundo as Nações Unidas, a Índia deve ultrapassar a população chinesa até 2030. O país conta com uma população de 1,39 bilhão de pessoas atualmente. Além da grande base populacional, outros fatores tornam o mercado estratégico para o Brasil, como ascensão da classe média, aumento da renda per capita, maior conscientização do consumidor, redução de tarifas, mudanças nas preferências dos consumidores e crescente adaptabilidade à culinária internacional.