Primeira Edição do Programa Jornada Exportadora de 2025 está com inscrições abertas para pequenos negócios do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

24/02/2025
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Primeira Edição do Programa Jornada Exportadora de 2025 está com inscrições abertas para pequenos negócios do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Jornada Exportadora ocorrerá entre os dias 23 e 29 de abril e terá como destino Colômbia e Peru

A primeira edição deste ano do programa Jornada Exportadora vai levar empresas brasileiras do segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) para realizarem uma imersão de mercado e conhecerem potenciais compradores na Colômbia e no Peru, entre os dias 23 e 29 de abril. Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o Programa Jornada Exportadora tem como objetivo apoiar pequenos negócios brasileiros que desejam começar a exportar seus produtos e serviços.

Cada edição do programa conta com agendas intensas que favorecem a imersão de mercado e permitem que as empresas compreendam melhor o posicionamento de seus produtos em cada país visitado, além de terem a oportunidade de conversar com compradores locais qualificados. Entre as ações previstas estão visitas técnicas, seminários com especialistas de mercado, reuniões sobre reais oportunidades de comercialização e rodadas de negócios com compradores locais qualificados. 

Os participantes selecionados terão ainda informações prévias, orientações sobre as oportunidades e desafios destes dois mercados e apoio no planejamento para maior assertividade nos negócios. Além disso, esse ano o Sebrae concederá passagem e hospedagem para pequenos negócios selecionados para cada edição do Programa Jornada Exportadora, mediante atendimento aos critérios do regulamento.

Além do Sebrae, o programa conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).  

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a corrente de comércio internacional do setor alcançou US$ 1.74 bilhão em 2023. O valor representa um aumento de 14,5%, comparado a 2022.  Em 2023, as exportações brasileiras de produtos do setor atingiram 176 países como destino. Argentina, México e Colômbia formam o pódio dos países que mais recebem exportações do Brasil.

A Jornada Exportadora é destinada especialmente as empresas que já realizaram alguma qualificação para exportar e entendem que os mercados alvo da ação fazem sentido para o planejamento de exportação da empresa. 

Para a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, esta primeira edição do ano abre espaço para empresas que ainda não tiveram muitas ocasiões de interação tão direta com possíveis compradores estrangeiros, especialmente neste segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, onde o Brasil apresenta alto potencial de crescimento: “A Jornada Exportadora tem o objetivo de oferecer oportunidades de negócios internacionais a empresas iniciantes no mercado internacional. Ao agregar qualificação ao processo, o Programa traz segurança para que empreendedores possam exportar para o mercado escolhido. A expectativa é promover oito missões internacionais neste formato neste ano, beneficiando mais de 150 micro, pequenas e médias empresas”, destaca ela. 

As inscrições para a primeira edição do Programa Jornada Exportadora ficam abertas até o dia 05 de março. Critérios como ter participado do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) ou do Projeto Beautycare, bem como possuir precificação para o mercado internacional ou certificações de reconhecimento internacional contam pontos extras para a seleção. O Programa se insere também nos esforços de diversificação da origem das vendas brasileiras para o exterior e de promoção de inclusão e equidade de gênero nas exportações, e, portanto, é oferecida pontuação extra para empresas do Norte, Nordeste ou Distrito Federal e para empresas com mulheres e/ou pessoas pretas ou pardas em posições de liderança estratégica.

Serviço 

Jornada Exportadora - 2025

Edição: Colômbia e Peru 

Datas: De 23 a 29 de abril de 2025 

Inscrições: De 17/02 a 02/03 

Link de inscrições: Clique aqui.

Confira abaixo o calendário do Programa Jornada Exportadora de 2025 e acompanhe o Informe da ApexBrasil para conferir as inscrições das próximas edições.

 

 

Abril/2025​

 

 

 

 

23 a 29/04​

 

 

 

 

Jornada HPPC​

 

 

 

 

Colômbia​

 

 

 

 

Peru​

 

 

 

 

Maio/2025​

 

 

 

 

26 a 30/01​

 

 

 

 

Jornada Exportadora Calçados​

 

 

 

 

Paraguai​

 

 

 

 

Equador​

 

 

 

 

Junho/2025​

 

 

 

 

28/06 a 06/07​

 

 

 

 

Jornada Artesanato (Lisboa)​

 

 

 

 

Portugal​

 

 

 

 

 

 

 

 

Maio - Junho/2025​

 

 

 

 

31/05 a 02/06​

 

 

 

 

Jornada Exportadora - Missão e-commerce (Semana da Moda Miami (SwimShow/ Cabana Trade Show Miami Beach)​

 

 

 

 

EUA​

 

 

 

 

 

 

 

 

Junho - Julho/2025​

 

 

 

 

30/06 a 04/07​

 

 

 

 

Jornada Alimentos e Bebidas - Café, cachaça e chocolate​

 

 

 

 

Chile​

 

 

 

 

Peru​

 

 

 

 

Julho - Agosto/2025​

 

 

 

 

28/07 a 01/08​

 

 

 

 

Jornada Máquinas e Equipamentos - Agrícolas​

 

 

 

 

Bolivia​

 

 

 

 

Colombia​

 

 

 

 

Agosto/2025​

 

 

 

 

25 a 29/08​

 

 

 

 

Jornada HORECA​

 

 

 

 

Chile​

 

 

 

 

Panamá​

 

 

 

 

Outubro/2025​

 

 

 

 

06 a 10/10​

 

 

 

 

Jornada Agritech​

 

 

 

 

Uruguai​

 

 

 

 

Argentina​

 

 

Sobre a Jornada Exportadora 

Criado pela ApexBrasil, o programa Jornada Exportadora é uma missão internacional que leva empresários brasileiros para conhecer mercados internacionais. Cada edição do Programa Jornada Exportadora inclui visitas técnicas, imersão nos mercados selecionados e rodadas de negócios com compradores locais. As Jornadas são definidas de acordo com mercados potenciais e setores produtivos específicos definidos previamente. Para a escolha, são levados em conta critérios como facilidade de acesso ao mercado, aceitabilidade de produtos brasileiros, facilidades de logística para a exportação, barreiras tarifárias e não tarifárias do mercado alvo, entre outros.​ O Programa tem como objetivo atender à demanda por ações de promoção de exportações de empresas exportadoras iniciantes ou não exportadoras, em especial de pequenos negócios. A iniciativa surgiu como uma forma de oferecer uma primeira oportunidade de imersão em um mercado internacional para empresas que estivessem começando sua jornada de exportação. A ideia é que empresas qualificadas por meio de iniciativas da casa tenham uma oportunidade real de negociação com compradores e de conhecimento de mercado. A partir dessa experiência a empresa consegue compreender como produtos semelhantes aos seus estão posicionados no mercado, qual a forma de consumo dos produtos e o que os compradores daquele mercado estão buscando em termos de diferencial competitivo.​ 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: